Comissão Europeia aprova primeiro plano estratégico para o Horizonte Europa no valor de 95,5 mil milhões de euros

Comissão Europeia aprova primeiro plano estratégico para o Horizonte Europa no valor de 95,5 mil milhões de euros

A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira o primeiro plano estratégico para o Horizonte Europa, o novo programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) no valor de 95,5 mil milhões de euros a preços correntes, lê-se no boletim informativo.

O plano estratégico, uma novidade no âmbito do Horizonte Europa, define as “orientações estratégicas para o direcionamento dos investimentos” durante os primeiros quatro anos do programa. Assegura que “as ações de investigação e inovação da UE contribuem para as prioridades da União, nomeadamente uma Europa verde e com impacto neutro no clima, uma Europa preparada para a era digital e uma economia ao serviço das pessoas”, adianta o boletim.

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva de Uma Europa Preparada para a Era Digital, afirmou que “este plano proporciona um quadro para que a investigação e a inovação de elevada qualidade e baseadas na excelência sejam concretizadas com o programa de trabalho do Horizonte Europa”. Com esta orientação estratégica “asseguramos que os investimentos em investigação e inovação possam contribuir para um processo de recuperação baseado na dupla transição ecológica e digital, na resiliência e na autonomia estratégica aberta”, acrescentou.

Por seu turno, Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, disse que “as orientações do plano estratégico garantirão que as prioridades políticas comuns da UE possam tirar partido dos novos conhecimentos, ideias e inovação. Esta nova abordagem é outra forma de garantir que a investigação e a inovação financiadas pela UE permitirão dar resposta aos desafios com que se defrontam os europeus”.

As prioridades estabelecidas no plano estratégico do Horizonte Europa serão aplicadas no quadro do programa de trabalho do Horizonte Europa, que estabelece oportunidades de financiamento de atividades de investigação e inovação através de convites temáticos à apresentação de propostas e temas. Os primeiros convites à apresentação de propostas serão lançados na primavera de 2021 e apresentados nas Jornadas Europeias da Investigação e Inovação, que se vão realizar a 23 e 24 de junho.