Comissão Europeia incentiva práticas empresariais e comerciais responsáveis no setor alimentar

Comissão Europeia incentiva práticas empresariais e comerciais responsáveis no setor alimentar

A Comissão Europeia lançou esta terça-feira debates com as partes interessadas sobre a conceção de um Código de Conduta para Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis num evento virtual em que participaram o vice-presidente executivo Frans Timmermans e a comissária Stella Kyriakides.

O Código, de acordo com o boletim informativo da Comissão, visa definir o caminho a seguir para a função coletiva desempenhada por todos os intervenientes ao longo da cadeia alimentar, na transição para um sistema alimentar da União Europeia mais sustentável, facilitando a escolha pelos consumidores de regimes alimentares saudáveis e sustentáveis.

O Código, que deverá estar pronto para assinatura pelas partes interessadas em junho de 2021, abrangerá os principais aspetos da sustentabilidade dos sistemas alimentares (a nível económico, social e ambiental) e refletirá os objetivos e ambições da Estratégia “do prado ao prato” e do Pacto Ecológico Europeu, lê-se no boletim.

A estratégia “do prado ao prato” exortou os intervenientes “entre o prado e o prato”, incluindo as empresas de transformação de alimentos, os operadores de serviços de hotelaria e restauração e os retalhistas, a mostrarem o caminho para aumentar a disponibilidade e a acessibilidade de opções alimentares saudáveis e sustentáveis.

Para a Comissão, o evento constitui um “elemento essencial” para a consecução dos objetivos ambiciosos e importantes da estratégia.

Foto: Reuters