Comunicado Zoomarine: 28 anos a promover a conservação da vida dos oceanos, das suas espécies e dos seus habitats

Comunicado Zoomarine: 28 anos a promover a conservação da vida dos oceanos, das suas espécies e dos seus habitats

A prioridade do Zoomarine sempre foi, é-o atualmente, e sempre será garantir o bem-estar e a saúde dos animais sob o seu cuidado humano. Como zoo moderno, o cuidado e o respeito dedicados a todos os nossos animais é parte integrante da nossa missão, com as nossas apresentações ao público, os nossos animais e as nossas equipas de profissionais altamente competentes e reconhecidos internacionalmente, educamos os nossos Visitantes no sentido em que promovemos o conhecimento, a preservação e a educação ambiental, cumprimos o dever de transmitir diariamente mensagens de consciencialização para a problemática ambiental quando os cientistas apontam que caminhamos para a 6.ª Extinção em Massa de populações animais.

Pontualmente surgem na comunicação social graves e infundadas acusações contra o Zoomarine com base em “relatórios” de uma ou outra organizações que se auto designam pela defesa de animais mas onde apenas incidem em falsos problemas ao nível do bem-estar exclusivo de golfinhos. Estas organizações de índole ideológica procuram apenas angariar donativos criando indignação pública mesmo que para isso atuem com total desconsideração pela verdade.

Ao contrário de apenas ideais, Zoos como o Zoomarine têm um contributo realmente efetivo, na conservação da natureza. Expoente máximo desse contributo foi:

– A criação do 1.º Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal (2002) em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) cujo mais recente animal resgatado e reabilitado é a tartaruga de couro Quinas que já tem data marcada para voltar ao mar completa e totalmente reabilitada.

Também a promoção de ações concretas na comunidade tais como:

– a promoção de ações concretas na comunidade tais como a Operação Montanha Verde que em apenas 2 anos já plantou no Algarve mais de 37.400 árvores;

A Operação Praia Limpa que em 2 anos já recolheu mais de 3 toneladas de lixo marinho das nossas praias;

– O apoio aos programas de conservação onde pela ação do Zoomarine e dos seus visitantes já entregaram em apenas 3 anos mais de 52.000 € à World Parrot Trust – https://www.parrots.org/people-andpartners/funders-sponsors.

O trabalho em prol dos animais feito pelo Zoomarine, não é fruto de campanhas publicitárias ou campanhas ideológicas, é bem assente em reconhecimentos oficiais, nacionais e internacionais pelas mais elevadas instituições reguladoras e inspetivas do mundo:

A mais recente inspeção e avaliação da American Humane (http://humaneconservation.org/certified-parks/) — a mais prestigiada entidade oficial a nível mundial na avaliação de bem-estar animal em zoos modernos), e que atribuiu 94,78% conformidade ao Zoomarine, prova cabal de que estamos no muito bom caminho. Temos muito e humilde orgulho em tal, pois o Zoomarine integra um muitíssimo restrito lote de menos de 40 entidades a nível mundial, e na Europa somos apenas quatro os parques que passaram a rigorosa avaliação e podemos assim ostentar tão rara e exigente certificação.

Mantemos a total confiança nas autoridades nacionais (DGAV e ICNF) que inspecionam e licenciam os Zoos portugueses e é com orgulho que sabemos que o Zoomarine, como membro acreditado de entidades com prestígio reconhecido (eg: EAAM – European Association for Aquatic Mammals, EAZA – European Association of Zoos and Aquaria, AIZA – Associação Ibérica de Zoos e Aquários, AMMPA – Alliance of Marine Mammals Parks and Aquariums), se regula, se organiza e é supervisionado pelas mesmas com a maior e a mais profunda experiência na acreditação de zoos e aquários.

Congratulamo-nos por ser um dos zoos do mundo com melhores práticas de bem estar animal, desta forma continuaremos a desempenhar com orgulho e com alegria o nosso papel, o de amar e proteger os espécimes que acolhemos e que vivem sob o nosso cuidado, de continuar a mostrar, todos os dias, a quem nos visita e aos especialistas com quem cooperamos, os elevados níveis de bem-estar, de cuidado e de carinho que entregamos àqueles a quem o Zoomarine é verdadeiramente dedicado e fiel: a nossa família zoológica.

Porque, juntos protegemos! http://weprotect.zoomarine.pt/pt/