Contenur: I+D+S (Sustentabilidade) e desenho ao serviço das cidades de hoje

Contenur: I+D+S (Sustentabilidade) e desenho ao serviço das cidades de hoje

A CONTENUR é a empresa líder em soluções integrais de contentorização de resíduos para as cidades em Espanha e Portugal e um dos três principais players europeus do setor.

A CONTENUR é na atualidade uma marca reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus produtos, pela sua capacidade de inovação tecnológica, pela sua alta competitividade industrial e pelos seus inovadores métodos de produção. Durante os seus mais de 34 anos de existência, a companhia desenvolveu uma poderosa marca nos seus setores de atuação graças à evolução e melhoria dos seus produtos, assim como ao seu completo e integral serviço de manutenção, assessoria e assistência para garantir a operacionalidade e condições de conservação dos seus produtos e instalações.

A CONTENUR concentra boa parte do seu crescimento na inovação e no desenho, na fabricação e manutenção de produtos de valor acrescentado que se adaptem a qualquer ambiente urbano tanto pelos seus atrativos desenhos como pela sua utilidade. Além disso, a companhia conta com a tecnologia própria para a fabricação das peças de injeção de plásticos maiores da Europa.

A contentorização e a recolha de resíduos é a principal área de atuação de CONTENUR. A empresa centra o desenho dos seus produtos em múltiplos estudos destinados a conhecer quais são os materiais mais adequados e avançados da indústria e que beneficia mais as exigências dos seus clientes. As suas diversas soluções de contentorização (carga lateral, carga traseira, carga vertical, contentores enterrados e o novo sistema de carga bilateral 2SIDE SYSTEM®) fomentam a limpeza, o respeito pelo meio ambiente e o desenvolvimento sustentado das cidades. Além disso, a CONTENUR mantém uma firme aposta na recolha de resíduos de menor tamanho, como são as papeleiras.

Compromisso com o meio ambiente e Sustentabilidade
Desde o seu início, a CONTENUR implementou uma política de Qualidade e Meio Ambiente com objetivos e procedimentos exigentes com um raio de ação que afeta toda a companhia.

Este mesmo ano, CONTENUR apresentou Circle®, um projeto que integra os processos de fabricação da empresa num modelo de economia circular. A companhia quer continuar a liderar a transformação do seu mercado, mediante a oferta de produto sustentável, com o menor impacto ambiental possível, podendo assegurar aos seus clientes 100% de reciclabilidade no final da sua vida útil.

Desta maneira CIRCLE® garante o uso de materiais reciclados no momento da fabricação (com a utilização de 100% de energia renovável, e o reciclado do produto no final do seu uso, sendo incluído de novo na cadeia de valor, e alargando a vida útil dos materiais).

CIRCLE® é um passo mais no desenvolvimento de um sistema de fabricação sustentável e eficiente, e na oferta de produtos cada vez mais recicláveis.

CIRCLE® implica a implementação das medidas necessárias para cumprir os objetivos fixados em matéria de Estratégia Europeia e a certificação dos processos e produtos.

Como resposta a esta estratégia, a CONTENUR, decidiu elaborar um compromisso voluntário que se formaliza em três grandes eixos:
1. Incremento do uso de materiais reciclados: Em 2025, 60% do material para a fabricação dos contentores provirá de materiais reciclados.
2. Implementar as recomendações do programa Operation Clean Sweep (OCS) para reduzir o derrame no meio ambiente. Será certificado o cumprimento deste programa em 2019.
3. Aumento da eficiência dos recursos:
• Certificação dos padrões de eco desenho de produtos, de acordo com a UNE-EN ISO 14006 em 2019.
• Certificação dos padrões de gestão energética de acordo com a UNE-EN ISO 50001 em 2019.

Desde logo, foi uma das primeiras empresas europeias a aplicar as normativas UNE-EN-ISO 9001 e UNE-EN-ISO 14001. A primeira, estabelece os requisitos para os sistemas de gestão da qualidade para a satisfação dos clientes. A segunda é puramente do foro meio ambiental. Esta norma estabelece os requisitos necessários para que uma empresa desenvolva a sua atividade ao mesmo tempo que respeite uns requisitos legais com o meio ambiente.

Perguntas & Respostas

Fomos ouvir D. Jesús Ajuria, diretor regional do Sul da Europa da CONTENUR:

P: O que motivou uma empresa como a CONTENUR a apostar num projeto como Circle® neste momento?
R: Acreditamos firmemente em que todos devemos contribuir para a sustentabilidade ambiental como parte da nossa contribuição à sociedade futura. Para isso entendemos que dar uma segunda vida aos materiais é a estratégia correta.

P: Como afeta este projeto os novos desenvolvimentos de produto da companhia?
R: Existe uma mudança fundamental pela introdução de critérios de Eco desenho orientados à mesma estratégia que Circle, poupança de recursos energéticos, menor uso de materiais de primeiro uso e segunda vida aos materiais.

P: Qual é a estratégia da CONTENUR em Portugal?
R: Queremos continuar a crescer num mercado que sempre foi fundamental na estratégia da Contenur. Por isso vamos oferecer novas soluções de contentores de grande capacidade, carga lateral e bilateral, porque vemos nestas soluções maiores eficiências para os municípios.

P: Quais são as linhas de desenvolvimento da empresa mais relevantes para os próximos anos?
R: Aposta em contentores de grande capacidade com elementos inteligentes que facilitem a gestão aos municípios.

Este artigo foi publicado na edição 79 da Ambiente Magazine