Coopérnico é a única organização nacional nomeada para os “Óscares” Europeus da Energia Renovável

Coopérnico é a única organização nacional nomeada para os “Óscares” Europeus da Energia Renovável

Categoria Ambiente, Energia

A Coopérnico é a única organização portuguesa entre os finalistas nomeados para os European Energy Awards. Nos nove finalistas, que foram selecionados de um total de 200 candidatos, está nomeada a Coopérnico para a categoria Consumidores, com o projeto RESocial Innovation.

Este ano, para além do prémio atribuído por um júri de peritos, o público também pode participar. Os nove nomeados estão na corrida ao prémio atribuído pelos cidadãos, através de uma votação que já está a decorrer online em http://eusew.eu/awards-public-vote.

Os vencedores escolhidos pelo júri e pelos cidadãos são conhecidos a 14 de junho, na Semana Europeia da Energia Sustentável, em Bruxelas.

Estes prémios, uma espécie de “Óscares da Energia”, distinguem projetos excecionais nas áreas das energias renováveis e da eficiência energética, nas categorias Consumidores, Empresas e Sector Público.

A Coopérnico, a primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis, produz energia elétrica renovável proveniente de painéis solares fotovoltaicos, instalados preferencialmente em telhados de IPSS e organizações ambientais. As instituições onde os painéis estão instalados, depois do ­fim do contrato, recebem toda a infraestrutura. Dessa forma a Coopérnico devolve à sociedade os benefícios do seu modelo de desenvolvimento. Para além da produção de energia verde, a Coopérnico é a única empresa social a comercializar eletricidade ao abrigo de uma parceria com uma empresa Portuguesa, comprometendo-se a garantir que a quantidade de eletricidade produzida nas centrais solares fotovoltaicas é igual ou superior à consumida pelos clientes da Coopérnico.