COP25: Dia dos Oceanos da UE destaca papel dos oceanos na luta contra alterações climáticas

COP25: Dia dos Oceanos da UE destaca papel dos oceanos na luta contra alterações climáticas

Amanhã, dia 7 de dezembro, a Comissão Europeia organiza um «Dia dos Oceanos da UE» durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP25), que decorre atualmente em Madrid, Espanha, de 2 a 13 de dezembro.

A saúde dos oceanos é uma prioridade na luta contra as alterações climáticas. O «Dia dos Oceanos da UE» de amanhã realçará o papel da ciência na elaboração de políticas e as oportunidades oferecidas pelos oceanos para enfrentar o desafio da luta contra as alterações climáticas a nível mundial.

Virginijus Sinkevičius, comissário europeu que estará presente na COP25, afirma que “combater as alterações climáticas e proteger a biodiversidade da vida marinha é uma peça central da política de oceanos da UE. Devido às alterações climáticas, os nossos oceanos estão a enfrentar graves desafios, que requerem uma resposta urgente e abrangente. Mas os oceanos também são uma parte da solução. A conferência é uma oportunidade para mobilizar apoio para uma ação internacional coerente e melhor governança dos oceanos”.

Em novembro, os Estados Membros da UE adotaram conclusões sobre oceanos e mares, sublinhando que as alterações climáticas são uma ameaça direta e existencial à vida nos oceanos e mares de uma forma global. Os Estados Membros pediram mais ação a todos os níveis governamentais para proteger os ecossistemas marinhos e costeiros.