Detentores de pneus usados vão receber visitas para sensibilização de boas práticas

Detentores de pneus usados vão receber visitas para sensibilização de boas práticas

Mais de quatro mil postos detentores de pneus usados, em todo o país, vão receber visitas de técnicos da Valorpneu para os sensibilizar para as boas práticas de reciclagem e recauchutagem, noticiou a Lusa.

Estas visitas inserem-se no âmbito do programa “Circuito de Portugal”, apresentando esta quarta-feira de manhã no concelho de Loures, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

A execução deste Circuito será da responsabilidade da Valorpneu, uma sociedade sem fins lucrativos que é gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), responsável pela recolha de pneus em final de vida.

Este circuito vai arrancar em janeiro e percorrerá vários distritos do país, estando previsto ficar concluído em junho, no distrito de Santarém.

A ação vai integrar 11 promotores, que irão realizar cerca de 770 visitas mensais.

“É uma ação inovadora que nos permite ir ao encontro de cada um dos detentores de pneus usados. O objetivo é escutá-los, conhecer os seus desafios na gestão diária e recordar algumas das regras de segurança”, explicou aos jornalistas a Diretora Geral da Valorpneu, Climénia Silva.

Entre os detentores de pneus estão operadores, empresas ou entidades, como oficinas, estações de serviço, lojas especializadas, responsáveis por desmantelar, grandes frotistas e autarquias.

Por seu turno, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, realçou o facto de este ser dos “fluxos específicos” com melhor desempenho em Portugal, sendo também “um exemplo a nível europeu”.

“Gostaríamos que existissem outros fluxos com gente mais motivada e com mais consciência dos ganhos ambientais. Graças a este trabalho deixamos de ver pneus em ribeiras ou pinhais, como acontecia há uns anos”, apontou o governante.