DGRM participa em missão internacional de fiscalização no Mar

DGRM participa em missão internacional de fiscalização no Mar

Vários inspetores da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) estão a participar num missão internacional de fiscalização das atividades no Mar. Esta missão insere-se no âmbito do Plano de Ação Conjunta das Águas Ocidentais Sul (JDP SWW), coordenado pela Agência Europeia de Controlo das Pescas (EFCA) e realizado com base numa equipa mista daquela agência europeia, em conjunto com inspetores de Portugal e de Espanha, refere uma nota partilhada pela DGRM.

A missão foi iniciada em águas espanholas e já decorre há 12 dias. “É utilizado um navio patrulha do Reino de Espanha, o ARNOMENDI, que está neste momento em águas da União Europeia sob jurisdição nacional, integrando a equipa inspetiva a bordo dois inspetores portugueses e dois inspetores espanhóis”, explica a mesma nota.

De acordo com a DGRM, foram já realizadas 17 inspeções no Golfo de Cádis, ICES 8c, e em águas nacionais, tendo-se verificado infrações em três navios, duas das quais graves. As infrações estão relacionadas com “pesca em zona proibida, obstrução à atividade dos inspetores e incumprimento de registo e transmissão de Diário de Pesca Eletrónico”, acrescenta.

O planeamento das ações de fiscalização e o nível de risco dos navios tem sido efetuado em articulação com o Centro de Controlo e Vigilância da Pesca de Portugal (FMC-PT). O trabalho a bordo, por períodos de 12 a 14 horas, tem sido “muito produtivo”, sendo igualmente de realçar o “bom ambiente” e a “colaboração entre Inspetores e Guarnição do navio”, precisa a nota.