Dia Mundial da Água: Seja quem for, esteja onde estiver, a água é um direito seu

Dia Mundial da Água: Seja quem for, esteja onde estiver, a água é um direito seu

A água é um recurso natural imprescindível para satisfazer necessidades básicas de higiene, hidratação e alimentação. No entanto, este mesmo recurso não está ao alcance de todos. Aproximadamente, 2.100 milhões de pessoas não têm acesso a água potável de forma segura. 1.300 milhões têm serviços básicos, ou seja, têm acesso a uma fonte de abastecimento a menos de 30 minutos, num trajeto de ida e volta. E, das restantes 838 milhões de pessoas:

  • 263 milhões têm serviços limitados; ou seja, conseguem aceder a uma fonte de abastecimento de água, sendo que necessitam de mais do que 30 minutos para o fazer;
  • 423 milhões utilizam água proveniente de fontes e poços não protegidos;
  • 152 milhões recorrem a águas superficiais não tratadas em lagos, tanques, rios e riachos.

Para fazer face a esta situação, as Nações Unidas propõem analisar as causas da mesma, através do lema “Leaving No One Behind”, que relembra que a água potável e acessível para todos é um direito humano fundamental e parte essencial do mundo em que queremos viver. Não podemos avançar com uma sociedade global enquanto 3 em cada 10 pessoas carecem de acesso a água potável.

As Nações Unidas também chamam à atenção para o facto da falta de infraestruturas, da má gestão dos serviços, da pobreza e da desigualdade, das alterações climáticas e do aumento da população
mundial – 8.500 milhões de pessoas em 2030 e 9.700 em 20150 – afetarem a concretização do objetivo de garantir a água a todas as pessoas.

Para contribuir para a consciencialização acerca desta questão, a We Are Water Foundation divulga, este ano, um mapa do mundo transformado de acordo com o acesso dos habitantes de cada país a serviços básicos de água potável, o que permite identificar rapidamente as regiões mais
afetadas do globo.

O objetivo desta ação é apoiar a campanha das Nações Unidas “Leaving No One Behind”, que faz referência ao ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) número 6: “Garantir a disponibilidade de água e a sua gestão sustentável, bem como saneamento para todos”.

Em paralelo, a We Are Water Foundation promove, a nível mundial, a campanha de sensibilização The Hidden Life Of Water. Alinhada com a temática deste ano, a Fundação valoriza o compromisso com as Nações Unidas para a concretização dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e relembra que o mais importante acerca da água não é o que se vê: #thehiddenlifeofwater.

A água é um recurso imprescindível para ter uma vida saudável e para criar riqueza, educação e desenvolvimento. Em muitos países, o acesso melhorado a este recurso significa que as crianças podem dedicar o seu tempo, que agora é utilizado para ir buscar água, à sua própria  formação e, desta forma, ao desenvolvimento económico e social das suas comunidades. É responsabilidade de todos dar voz à água, como fonte de vida e de futuro.

As iniciativas do Dia Mundial da Água, organizadas pela We Are Water Foundation, completam-se com diversas ações e mesas redondas em países com a presença da mesma como Portugal, Espanha, Reino Unido, Argentina, Índia, entre outros. A exposição The Hidden Life of Water pode ser vista por todos e está no Roca Lisboa Gallery.