Dia Nacional de Limpeza das Praias acontece sábado em Oeiras

Dia Nacional de Limpeza das Praias acontece sábado em Oeiras

Com o objetivo de que as praias portugueses se tornem cada vez mais limpas, a A Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), propôs em 2015, a realização do Dia Nacional de Limpeza de Praia, que este ano se efetua no sábado, na Praia da Cruz Quebrada, em Oeiras. A iniciativa começa pelas 10:00 e encerra os trabalhos da 1.ª Conferência sobre Lixo Marinho.

Associam-se a esta iniciativa as autarquias de Lisboa e de Oeiras, que fornecem sacos para a recolha e se responsabilizam pelo encaminhamento do lixo, e também a Sociedade Portuguesa de Ecologia.

A campanha de limpeza, que se prolonga até 16 de outubro no âmbito do “Mês do Lixo Marinho”, instituído recentemente pela Agência Europeia do Ambiente, visa permitir que diferentes as organizações possam escolher as datas mais convenientes para ações nos seus respetivos países.

O evento a nível europeu reúne os resultados das diversas ações de limpeza realizadas por organizações e comunidades locais nas praias, que serão transmitidos através da aplicação ‘Marine Litter Watch’, contribuindo para uma base de dados de Lixo marinho na Europa.

A ação decorre ainda em simultâneo com a campanha mundial de limpeza das praias liderada por um parceiros internacionais, a organização não-governamental norte-americana Ocean Conservancy, contribuindo neste caso para uma base de dados de lixo marinho ao nível mundial. As organizações e comunidades locais que pretendam participar podem registar as suas praias na aplicação.