“Dias do Ambiente no Baixo Guadiana” abrange 267 alunos

“Dias do Ambiente no Baixo Guadiana” abrange 267 alunos

A Odiana, no âmbito do projeto VALAGUA, organizou a iniciativa «Dias do Ambiente» de 28 de maio a 3 de junho, com o intuito de pré-comemoração do Dia Mundial do Ambiente com as crianças do território. O objetivo foi promover, junto do primeiro ciclo dos agrupamentos escolares do Baixo Guadiana, um conjunto de atividades didáticas e de sensibilização.

A temática central foi a Água, desenvolvendo ações lúdico pedagógicas relacionadas com o Ciclo Natural e Urbano da Água, a desmistificação e importância da ETA e da ETAR, mas sobretudo sobre a água como elemento essencial à vida focando ações rotineiras e comportamentos adequados de poupança, mas também no que concerne à sensibilização e combate à poluição, nomeadamente na quantidade de plásticos encontrados nos oceanos, mares, rios e outros ecossistemas ribeirinhos.

Esta iniciativa decorreu no Agrupamento de Escolas de Castro Marim no dia 28 de maio; na Escola Básica Integrada de Alcoutim, no dia 30 de maio; e por fim na Escola Infante D. Fernando em Vila Nova de Cacela, no dia 3 de junho. No total foram abrangidos um total de 267 alunos. Estas ações foram marcadas por diversas apresentações, vídeos, questões, jogos didáticos e, no final, diversos brindes lúdico-pedagógicos para todos os participantes e turmas envolvidas.

Recorde-se que o projeto VALAGUA é centrado na parte inferior da bacia hidrográfica internacional do Rio Guadiana, e no contínuo de espaços da Rede Natura 2000 que a integram, procurando conciliar a utilização dos recursos hídricos e ecológicos em ambos os lados da fronteira. Neste âmbito, a Odiana tem vindo a desenvolver um rol de ações de sensibilização para jovens no que concerne à valorização e promoção do património da água.

Esta atividade foi desenvolvida pela Associação Odiana, com a colaboração da Águas do Algarve e dos Agrupamentos Escolares, através do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.