Docapesca anuncia investimento de mais 240 mil euros na melhoria dos portos de pesca de Peniche e Nazaré

Docapesca anuncia investimento de mais 240 mil euros na melhoria dos portos de pesca de Peniche e Nazaré

Categoria Advisor, Empresas

A Docapesca (Portos e Lotas) acaba de anunciar a conclusão da pavimentação do cais de descarga do cerco do porto de Peniche e lança um concurso público para a instalação de uma central fotovoltaica na Nazaré. A entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que visa a exploração de Portos de Pesca e Lotas anuncia também a adjudicação da reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo dos dois portos de pesca, lê-se num comunicado.

Segundo a Docapesca, a reabilitação da pavimentação do cais de descarga do cerco no porto de Peniche, representou um investimento de cerca de 85 mil euros, visando a melhoria de eficiência das operações e a capacidade de resposta às embarcações que utilizam o cais.

A instalação da central fotovoltaica para autoconsumo na Nazaré alia duas fontes fornecedoras de energia, UPAC e a rede elétrica existente, sendo composta por 270 painéis de 310Wp. A execução da empreitada possui um preço-base de 115 mil euros, sendo que a estrutura de fixação dos módulos permite a produção de energia renovável e, simultaneamente, o sombreamento de viaturas estacionadas junto do edifício da GNR e For-Mar, refere o mesmo comunicado.

Já a reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo das barras dos portos de pesca da Nazaré e Peniche representa um investimento de mais de 43 mil euros. A empreitada, segundo a entidade, contempla um “conjunto de intervenções”, nomeadamente o “tratamento de armaduras danificadas e reparação de betão”, a “pintura de superfícies” e a “montagem de varandins, escotilhas e portas de acesso ao interior destes assinalamentos”.