DS Smith apresenta ferramenta inovadora para medir a circularidade das soluções de packagin

DS Smith apresenta ferramenta inovadora para medir a circularidade das soluções de packagin

Categoria Advisor, Empresas

A DS Smith apresenta as suas Métricas de Design Circular, uma ferramenta revolucionária no setor que proporciona uma visão única de como as escolhas de packaging das empresas podem reduzir o seu impacto no meio ambiente, pode ler-se num comunicado.

Esta ferramenta inovadora permite “verificar e comparar o desempenho dos designs de packaging através de um total de oito indicadores, como a reciclabilidade, o conteúdo renovável ou a otimização da cadeia de fornecimento, que fornecem uma visão clara da circularidade e ajudam a identificar áreas com potencial de melhoria”, explica a empresa.

Através deste processo de desenvolvimento colaborativo, a DS Smith refere que “os clientes podem comparar o impacto ambiental de diferentes soluções para criar packaging mais circular, um fator chave para as empresas que pretendem aumentar a sua eficiência em termos de sustentabilidade através das suas embalagens”.

Segundo Ignacio Montfort, managing director da DS Smith Packaging Ibéria, “nunca foi tão importante para as empresas gerir o seu impacto no meio ambiente. Queremos mostrar às marcas a beleza da economia circular e ajudá-las a entender explicitamente o que as suas escolhas de packaging significam para esse modelo. As nossas novas Métricas de Design Circular mudam as regras do jogo quando se trata de impulsionar a eficiência ambiental do packaging. Estamos muito entusiasmados por poder usar a nossa experiência para ajudar as empresas, grandes e pequenas, na sua viagem para integrar a circularidade.”

Princípios de Design Circular da DS Smith

A DS Smith lançou, em 2020, os seus Princípios de Design Circular para o packaging, em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur. Os Princípios foram desenvolvidos para ajudar as empresas a eliminar os resíduos e a poluição, manter os produtos e recursos em uso e regenerar os sistemas naturais. Agora, um ano depois, a empresa formou os seus 700 designers de packaging para que apliquem os Princípios de Design Circular no processo de desenvolvimento de embalagens.

De acordo com a empresa, a incorporação das novas Métricas de Design Circular permitirá avaliar o impacto de cada decisão de desenvolvimento e ajudar os clientes a criarem soluções de embalagem mais circulares. Para conseguir isso, a DS Smith integrará estas novas métricas no processo de desenvolvimento de packaging com os clientes nos próximos meses.

A iniciativa enquadra-se no compromisso contínuo da DS Smith de dar prioridade à sustentabilidade, desenvolvendo soluções de packaging inovadoras que garantem 100% de reciclabilidade ou reutilização, otimizando cada fibra e oferecendo alternativas ao plástico.