EAD recupera água da chuva para a rega

EAD recupera água da chuva para a rega

A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação decidiu implementar um sistema que permite armazenar a água proveniente das chuvas para que seja posteriormente utilizada na rega. Num investimento de 15 mil euros, a EAD adquiriu o reservatório com capacidade suficiente para armazenar até 42 mil litros de águas pluviais. Este reservatório é abastecido através de um sistema de tubagem colocado ao longo de um dos armazéns da sede da companhia, em Palmela. Desta forma é possível utilizar a água das chuvas para a rega dos jardins, nomeadamente durante os meses mais quentes, cuja precipitação é mais escassa, explica a empresa, em comunicado.

O sistema já está ativo desde setembro de 2015, tendo até agora sido recuperados 80 mil litros de água da chuva. Esta foi uma das formas encontradas pela EAD para minorar o consumo de água, bem como a fatura da mesma, numa perspetiva de proteção e preservação do meio ambiente, no âmbito da certificação na Norma ISO 14001:2012, relativa aos Sistemas de Gestão Ambiental.

“As grandes companhias devem dar sempre o melhor exemplo perante os stakeholders e, nesse aspeto, a EAD tem tentado corresponder da melhor forma aos desafios dos tempos modernos. A consciencialização ambiental é um deles”, afirma Paulo Veiga, CEO da EAD.

Além do aproveitamento das águas pluviais, a EAD promove, ainda, uma série de boas práticas para a redução do consumo de água, entre elas a instalação de torneiras economizadoras em toda a companhia, o controlo mensal nos consumos, a formação e sensibilização dos colaboradores em matéria ambiental e a eliminação dos tempos de rega, principalmente na altura do inverno.

Da mesma forma, têm sido implementadas medidas para a redução da fatura de eletricidade, como a instalação de detetores de presença, bem como de emissões de dióxido de carbono, com a rentabilização de rotas e renovação da frota por veículos mais eficientes.