Ecobags da SPV estão disponíveis para venda na loja do Zoo em Lisboa

Ecobags da SPV estão disponíveis para venda na loja do Zoo em Lisboa

Categoria Ambiente, Resíduos

Hoje, segunda-feira, assinala-se o Dia Internacional da Reciclagem e a Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça a sua parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa: “os ecobags, os famosos sacos para reciclagem, estão pela primeira vez disponíveis para venda na loja do Zoo em Lisboa e o seu valor de aquisição reverte para o Fundo de Conservação Animal”.

Os ecobags são sobejamente conhecidos pelos seguidores da SPV, mas estavam apenas disponíveis em ações de sensibilização e passatempos. Esta iniciativa permite assim o “acesso a equipamentos para separação das embalagens de forma cómoda e conveniente, já que a presença de um ecoponto doméstico nos lares aumenta exponencialmente a participação na reciclagem”, refere a SPV em comunicado.

“O objetivo desta ação é claro: facilitar a aquisição de um equipamento para separação das embalagens a um valor acessível e ainda com o contributo para proteção da vida animal. Juntamos duas causas, a da proteção ambiental e animal. Neste Dia Internacional da Reciclagem temos de mostrar que até com pequenos gestos podemos fazer a diferença para chegar a resultados mais amplos. Ao celebrarmos 25 anos de atividade fazemos um balanço muito positivo do caminho que temos desenvolvido em Portugal e do esforço coletivo que os portugueses têm feito no sentido de proteger o ambiente e apostar num futuro mais circular”, afirma Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.

9 milhões de toneladas de embalagens recicladas em 25 anos

Ao celebrar o Dia Internacional da Reciclagem, a SPV contabiliza já mais de 9 milhões de toneladas de embalagens enviadas para reciclagem, no ano em que celebra um quarto de século, lê-se na nota divulgada pela entidade.

Dados recentes, partilhados pela SPV, demonstram que dois terços da população considera que a reciclagem de resíduos pode ser o maior contributo para um ambiente melhor. Não é, portanto, de estranhar que, “em 2020, a recolha seletiva de embalagens em Portugal tenha aumentado 13% face a 2019, com um total de 409 mil toneladas de embalagens encaminhadas para reciclagem. O equivalente a desviarmos dos aterros, em cada hora, embalagens com o peso de 8 elefantes”, destaca.

Sabia que?

  • Em 1 minuto reciclamos embalagens equivalentes a 4240 telemóveis.
  • Em 1 hora se reciclam embalagens equivalentes ao peso de 48 girafas.
  • Em 1 dia reciclamos papel com o peso de 1700 sofás.
  • Em 1 mês reciclamos embalagens de metal que dariam para produzir 15 milhões de talheres.
  • Em 1 ano reciclamos pacotes de bebidas com o peso de 35 navios.