#EconomiaCircular: “Play Cycle” promove um consumo mais consciente e sustentável

#EconomiaCircular: “Play Cycle” promove um consumo mais consciente e sustentável

A Economia Circular está, hoje, subjacente em muitas empresas. Produtos sustentáveis, amigos do ambiente e com um ciclo de vida longo são, cada vez mais, uma opção. Há também quem ponha em prática estes conceitos e desenvolva os seus próprios produtos. Com o objetivo de dar “voz” a projetos de cariz sustentável, a Ambiente Magazine irá, todas as semanas, apresentar algumas iniciativas aos nossos leitores e dar a conhecer o que se faz em Portugal nesta área. Esta semana, partilhamos o projeto “Play Cycle”.

A United Colors of Benetton juntou-se ao Centro Cultural de Belém para criar “Play Cycle”, um projeto artístico de entretenimento para crianças e que visa sensibilizar as famílias para o tema da sustentabilidade. Para este trabalho, a artista e bióloga Ana Pêgo e o designer Rui Tomás foram desafiados a pensar em novas utilizações para o plástico e para o cartão, demonstrando o ciclo de vida de cada um, explica fonte da marca.

O projeto desenrola-se através de dois vídeos criados pelos artistas convidados: “O vídeo de apresentação sobre o ciclo dos materiais; e o vídeo do atelier em que se explica a atividade proposta, para que as crianças e as famílias possam recriar em casa estes desafios”. Por exemplo, “fazer uma animação com objetos de plástico apanhados na praia ou um candeeiro com caixas de cartão”, são os desafios lançados pelos dois artistas, destaca a Benetton.

Com o “Play Cycle” a empresa de moda italiana deseja “gerar consciência sobre a utilização e desperdício dos materiais”, promovendo um “consumo mais consciente e sustentável”. Aliás, através deste projeto artístico sobre a sustentabilidade já “descobrimos quais são as pequenas coisas que podemos fazer todos os dias para reduzir o desperdício e contribuir para a saúde do planeta”. E os muitos usos alternativos que podem ser feitos com os resíduos: “desde candeeiros feitos de caixas de cartão até verdadeiras obras de arte feitas com plástico”, destaca.

Assista aqui ao vídeo:

 

Cristiana Macedo