Edição 2021 do ECOTROPHELIA envolve 120 estudantes portugueses

Edição 2021 do ECOTROPHELIA envolve 120 estudantes portugueses

Categoria Advisor, Investigação

O prazo para a apresentação de candidaturas à 5.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, iniciativa que visa promover a inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar, chegou ao fim e no total apresentaram-se a concurso 27 equipas, anuncia, em comunicado, a PortugalFoods, associação responsável pela iniciativa.

No total são 120 o número de estudantes envolvidos nesta quinta edição do ECOTROPHELIA, em Portugal. Entre as várias instituições de ensino que participaram estão a ESAD, a Escola Superior de Biotecnologia-Univerisdade Católica do Porto, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, o Insitituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Superior de Administração e Gestão, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-UL), a Nova School of Business, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e a Universidade Lusófona, adianta a associação.

Relativamente às categorias em que se inserem os projetos inovadores apresentados pelos 120 alunos, três deles são “Acompanhamentos”; seis são de “Biscoito Doce, Bolo e Pastelaria”; cinco são “Recheios e Cremes para barrar”; dois são “Gelados e Sorvetes”; dois são “Pão e produtos de Padaria”; três são “Refeições Preparadas”; três são “Sobremesas”; um é “Molho” e um é “Pequeno-Almoço”.

No próximo dia 29 de junho, numa cerimónia que terá lugar na Casa do Vinho Verde, no Porto, as dez equipas finalistas – Baguitas, Beanlce, Legumiscas, MochiPortugal, Molitaste, NORTEGGIE, os Togrões, Patalgas, a Pro-Ómega e Ribeirinha D ́ouro – irão apresentar os seus projetos finais ao painel de júri do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, seguindo-se um momento de degustação dos produtos a concurso pelo júri. No final desse mesmo dia, após todas as apresentações, realizar-se-á a Cerimónia de entrega dos prémios com o anúncio dos 3 vencedores da 5a edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal. Também nesse dia será atribuída a distinção Born From Knowledge por parte da ANI.

Esta é já a quinta edição do ECOTROPHELIA em Portugal e decorre com o apoio de várias entidades do setor agroalimentar. Dinamizada pela PortugalFoods a nível nacional, desde o lançamento da primeira edição, em 2017, esta iniciativa pretende “continuar a destacar o reconhecimento do esforço que o setor agroalimentar tem feito no sentido de se aproximar das universidades e dos centros de conhecimento e inovação, estreitando relações, criando valor e evidenciando que o setor está a preparar o futuro”, lê-se na nota.

A edição de 2020 do Prémio ECOTROPHELIA teve especial relevância para Portugal, uma vez que o projeto vencedor do concurso a nível nacional foi também o grande premiado europeu – entre os 13 países que estiveram a concurso. OrangeBee – o preparado fermentado desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro – foi o grande vencedor da 13a edição do ECOTROPHELIA Europe, elevando o conhecimento, a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a capacidade competitiva do setor agroalimentar nacionais a nível europeu.

Para aceder a mais informação sobre o Prémio e consultar o regulamento, pode visitar o site desta iniciativa.