EDP e REN querem Artur Trindade no Omip

EDP e REN querem Artur Trindade no Omip

Categoria Ambiente, Energia

A EDP e a REN querem nomear o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade para a vice-presidência do Omip, colocando o antigo governante como o principal representante português no organismo que gere o mercado grossista de eletricidade da Península Ibérica.

As duas empresas, que detêm 45% da holding Omip SGPS, estão à procura de um substituto para o cargo que era ocupado por José Carvalho Netto. E esta semana, apurou o Expresso, a EDP e a REN enviaram ao atual secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, uma carta propondo formalmente a designação de Artur Trindade para o lugar e solicitando a aprovação do nome por parte do Governo português, no âmbito dos acordos que enquadram a criação do mercado ibérico de energia.

Jorge Seguro Sanches confirmou a proposta do nome de Artur Trindade para o Omip, que vê com bons olhos. “É uma das pessoas mais competentes e preparadas para o setor, e provou-o não só como membro do Governo mas também como diretor de custos e diretor-geral da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos”, comentou.

Artur Trindade foi sceretário de EStado da Energia entre março de 2012 e novembro de 2015. Com um perfil mais técnico do que político, conseguiu conduzir no Governo PSD/CDS um conjunto de medidas de cortes nas rendas da energia, visando, entre outros objetivos, a redução da dívida tarifária da eletricidade.