EFAFLU instala 360 painéis fotovoltaicos e garante auto sustentabilidade energética

EFAFLU instala 360 painéis fotovoltaicos e garante auto sustentabilidade energética

Categoria Advisor, Empresas

A EFAFLU, empresa portuguesa produtora de sistemas de bombagem e ventiladores, garantiu a auto sustentabilidade energética após instalar 360 painéis fotovoltaicos na sua unidade de produção de Beiriz, situada em Póvoa de Varzim. O investimento de 100 mil euros será recuperado num período previsto de cinco anos e o equipamento tem uma longevidade de cerca de 20 anos, que permite o consumo da maioria da energia produzida e a injeção na rede pública da energia não consumida.

A instalação correspondente a cerca de 1.000 metros quadrados de painéis fotovoltaicos de autoconsumo (UPAC) irá permitir à EFAFLU produzir uma potência de 117 kW, aproveitando uma energia limpa, proveniente da luz solar. Esta medida surge como complemento às medidas ecológicas adotadas pela empresa aquando a construção da sua nova unidade de produção, que priorizou a iluminação natural, aproveitando ao máximo as condições e a localização do edifício, e apostou na iluminação LED, mais eficiente, sustentável e amiga do meio ambiente, além de proporcionar maior conforto visual aos colaboradores.

“Apesar de terem um custo elevado de aquisição, os painéis fotovoltaicos proporcionam uma poupança bastante significativa, com a vantagem de permitirem produzir a energia necessária diariamente para fazer funcionar a nossa unidade de produção, que é hoje totalmente autossuficiente”, salienta António Ricca, administrador da EFAFLU. “O número de horas de exposição solar proporcionada pela latitude do nosso País é uma vantagem considerável que não podíamos deixar de aproveitar. Esta é inclusive uma medida que vem complementar outras já consideradas aquando a projeção das instalações da fábrica, que privilegiaram o aproveitamento da luz natural, com grandes janelas, e a integração de luzes LED”, explica.