ELECPOR debate “Pacote energia limpa para os consumidores europeus no 9º Encontro Anual

ELECPOR debate “Pacote energia limpa para os consumidores europeus no 9º Encontro Anual

Categoria Advisor, Agenda

As medidas propostas pela Comissão Europeia, no sentido de acelerar a transição para uma economia energética “limpa”, através do conjunto de documentos que integram o chamado “Pacote Energia Limpa para os Consumidores Europeus”, será o tema em debate no 9º Encontro anual da ELECPOR – Associação Portuguesa das Empresas do Setor Eléctrico, no próximo dia 3 de novembro, a partir das 09h00, no Hotel Intercontinental, em Lisboa.

Apresentado há precisamente um ano, este é, de todos os documentos publicados nesta área, o mais vasto e o mais ambicioso, indo muito além dos três pacotes legislativos sobre energia produzidos entre o final dos anos 90 e o início da década de 2000. Merece destaque o papel central atribuído aos consumidores/produtores (“prosumers”) no futuro sistema eétrico europeu, graças a novos direitos dos consumidores e a um mercado mais flexível cuja configuração e modo de funcionamento se pretende reformular, refere a associação, em comunicado.

Entre algumas metas ambiciosas a Comissão Europeia pretende reduzir as emissões de CO2 (40% até 2030), modernizar a economia e garantir crescimento económico e emprego para os cidadãos europeus. De forma abreviada, e segundo a ELECPOR, pode dizer-se que as propostas do Pacote procuram servir três objetivos principais: prioridade à eficiência energética, liderança mundial em energia a partir de fontes renováveis e condições equitativas para os consumidores.

Segundo o diretor-geral da associação, João do Nascimento Baptista, “as iniciativas do Pacote têm estado em discussão no Parlamento e no Conselho Europeus, havendo variadas propostas de emendas, designadamente quanto às metas a atingir em determinadas datas. As discussões prosseguem e, como tal, a ELECPOR considerou oportuno debater e analisar este tema com personalidades de relevo do setor elétrico, a nível nacional e internacional. Mais do que nunca, é importante divulgar, esclarecer e analisar algumas das propostas mais relevantes bem como as suas possíveis consequências para o mercado elétrico, investidores e consumidores”.

Na primeira parte do Encontro haverá duas intervenções: a primeira, a cargo de Stephen Woodhouse, diretor da Poyry Management Consulting, intitulada “Overview of Clean Energy Package proposals”. A segunda, a cargo de António Coutinho, administrador da EDP Comercial, intitulada “Price – The missing link”.

Na segunda metade dos trabalhos terá lugar uma Mesa Redonda moderada por João Nascimento Baptista, subordinada ao tema “Viabilidade de Objetivos e Coerência das Propostas”, em que, para além dos conferencistas anteriores, participam Victor Baptista, diretor geral da REN; Júlia Seixas, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Ana Quelhas, diretora do Planeamento Energético da EDP, e João Torres, presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição. Foi convidado o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, para proceder ao encerramento do Encontro.