Electrão entrega bens a Bancos alimentares e escuteiros

Electrão entrega bens a Bancos alimentares e escuteiros

No âmbito da campanha “Pilhas e Lâmpadas por alimentos“, o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos vai entregar géneros a bancos alimentares. A campanha, que teve início em dezembro de 2019 e terminou no final de novembro deste ano, conseguiu recolher quatro toneladas de pilhas, baterias e lâmpadas usadas. Estes equipamentos fora de uso vão ser convertidos em géneros que serão distribuídos a quem mais precisa pelos bancos alimentares.

Os prémios vão ser divididos em valores 2500 euros, 1250 euros, e 750 euros, consoante as toneladas recolhidas. Os bancos alimentares aderentes, com um mínimo de 100 quilos recolhidos, recebem também um prémio monetário, de acordo com os resultados globais, que pode variar entre os 75 e os 200 euros, segundo os mesmos critérios. A Entrajuda também será premiada de acordo com esse resultado global, com um valor entre os 1500 e os cinco mil euros.

No mês de novembro terminou ainda a primeira edição da campanha “Escuteiros Electrão“, onde já foram recolhidas cinco toneladas de pilhas e baterias usadas por parte dos agrupamentos de escuteiros aderentes. Os agrupamentos de escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vão receber 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas que recolheram. Os 10 agrupamentos de escuteiros que recolherem a maior quantidade de pilhas e baterias usadas também receberão prémios extra que variam de acordo com a quantidade total de resíduos recolhida a nível nacional à data de conclusão da ação.

Haverá ainda um prémio CNE que segue os mesmos critérios. O valor dos prémios pode oscilar entre os 50 e os dois mil euros consoante a quantidade global recolhida. Os vencedores das duas campanhas serão divulgados em janeiro de 2021, depois de apurados os resultados das últimas recolhas, que ainda estão em curso.