EMAS de Beja cumpre objetivo de redução de perdas em 2020

EMAS de Beja cumpre objetivo de redução de perdas em 2020

Categoria Advisor, Empresas

O ano de 2020 marca o desempenho dos serviços de água em Beja pelo excelente resultado obtido de 19,8% no indicador ANF (Água não faturada), posicionando a empresa municipal de Beja como uma referência no setor, comparando com a média nacional, que se aproxima dos 30% ou a média da região e do distrito de Beja, ambas a ultrapassar os 40%.

O tema perdas de água tem sido uma preocupação crescente das entidades gestoras de serviços de águas, pelos seus impactos financeiros e ambientais, mas também pela necessidade de mitigar os efeitos sentidos nos territórios causados pelas alterações climáticas, com enfoque especial na escassez de água. A EMAS de Beja não é exceção e, por isso, tem vindo a trilhar o seu caminho de eficiência, através do investimento da reabilitação da rede, da aposta em recursos tecnológicos, na capacitação e na confiança nos seus recursos humanos.

Resultante de uma estratégia, em linha com os objetivos do setor da água nacional, a EMAS alcançou os melhores resultados operacionais de sempre, com destaque para o indicador de ANF (Água não faturada), que superou largamente o objetivo estabelecido para 2020. Assim, o ano de 2020 ficará marcado para a empresa, pelo excelente resultado obtido de 19,8% no que concerne aos valores de ANF, cumprindo as recomendações do PENSAAR 2020 (Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais) 3 garantindo o melhor desempenho no indicador da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) em termos da eficiência de distribuição.