Emirates Flight Catering anuncia grande Investimento em Energia Solar

Emirates Flight Catering anuncia grande Investimento em Energia Solar

Categoria Ambiente, Energia

A Emirates Flight Catering (EKFC) encomendou com sucesso um sistema de energia solar de ponta a ser desenvolvido nas imediações das instalações, que se espera que reduza anualmente em 3 milhões de Kg de emissões de gases causadores do efeito de estufa. Esta aposta faz parte do investimento permanente da EKFC em infraestrutura que melhore a eficiência energética.

Esta iniciativa sustenta a Estratégia de Energia Limpa do Dubai 2050, que foi lançada por Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, soberano do Dubai, em 2015. Sob esta estratégia, o Emirado estima produzir 75% dos seus requisitos energéticos a partir de energias limpas até 2050.

Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor geral do Grupo Emirates, afirma que “a sustentabilidade é um pilar importante da estratégia do Grupo Emirates. Estamos comprometidos com negócio responsável e gestão ambiental, e aplicamos tecnologias eco eficientes ao longo das nossas operações para minimizar o impacto mesmo enquanto continuamos a crescer. As últimas iniciativas da Emirates Flight Catering abrem novas oportunidades de melhorar eficiência de recursos, sempre com base na estratégia do Dubai em ser um centro global de energia limpa e economia verde.”

Saeed Mohammed, Chief Executive Officer da Emirates Flight Catering, acrescenta “estamos muito orgulhosos em anunciar mais um investimento relevante a longo-prazo nas nossas operações sustentáveis. A nossa produção vanguardista de energia solar ajuda-nos a otimizar cada vez mais os recursos e aumentar a eficiência ambiental, que assim beneficia todas as partes interessadas, incluindo os passageiros, colaboradores e comunidades em que nos envolvemos. Em linha com a nossa procura pela perfeição, continuamos comprometidos em fornecer a melhor qualidade possível nos produtos e serviços aos nossos passageiros, recorrendo a soluções sustentáveis e inovadoras.”

O telhado solar da EKFC é constituído por 8,112 painéis solares individuais. É esperado que gere 4.195 MW/h de eletricidade anualmente, permitindo à empresa reduzir o consumo de energia tradicional em 15% em lavandaria, confeção de refeições e em instalações para staff. Consequentemente, as emissões de CO2 vão ser diminuídas em 3 milhões de quilogramas anualmente – o equivalente ao uso num ano de eletricidade de 518 lares.

A EKFC reconhece que a responsabilidade ambiental é central no sucesso a longo-prazo e compromete-se em usar recursos de forma sustentável e a minimizar o impacto ambiental das suas operações ao longo de todas as atividades.

A EKFC vai começar em breve a construção do maior estabelecimento agrário vertical, numa empreitada conjunta com a Crop One – empresa sediada nos EUA – líder de indústria. O estabelecimento de 1,2 hectares de ambiente controlado vai produzir 2700 quilogramas de vegetais de alta qualidade, livres de herbicida e pesticida, utilizando menos 99% de água do que campos ao ar livre. A sua localização vai permitir rápida entrega de produtos frescos no prazo de horas após a colheita, mantendo o valor nutricional dos alimentos e reduzindo as emissões de carbono associadas com o transporte. Espera-se que os primeiros produtos sejam servidos aos clientes da Emirates Flight Catering em 2020.

A EKFC gere um programa detalhado de reciclagem, certificando-se da utilização de itens recicláveis, incluindo garrafas de plástico, latas e folhas de alumínio, sejam separadas do desperdício das galleys após serem removidos da aeronave. A empresa também recicla toda a embalagem de cartão e papel de escritório para novos produtos de papel.

Todos os meses, a EKFC reverte 270.000 Kg de material de aterro e certifica-se da reciclagem 130.000 Kg de cartão, 4000 Kg de papel e 14.000 Kg de latas de alumínio, 12.000 Kg de garrafas de vidro e 10.000 Kg de garrafas de plástico.