Empresas reduzem consumo de energia em mais 9%

Empresas reduzem consumo de energia em mais 9%

Categoria Ambiente, Energia

O consumo global de energia das vinte empresas participantes no programa “Menos Energia, Mais Eficiência” da AIP reduziu em mais 9%, no total de 900 mil euros. Estes valores resultam da implementação das medidas de eficiência que constam no Plano de Racionalização de Energia, elaborado após o diagnóstico e as auditorias energéticas feitas ás instalações das vinte empresas participantes no programa, oriundas de diversos setores de atividade e regiões do país, avança o Vida Económica.

As Medidas de Utilização Racional de Energia (MURE) mais adotadas pelas empresas participantes são as relacionadas com os sistemas de iluminação mais eficiente, sendo apontada a 19 empresas. As MURE associadas à otimização do processo de fabrico são responsáveis pela maior redução do consumo energético das empresas, poupando 7355 MWh anuais.

A instalação de isolamentos térmicos apresenta-se como “o mais vantajoso”, conseguindo-se períodos de retorno médios inferiores a um ano. Durante a implementação do programa, foram instalados 19 Sistemas de Gestão de Energia que contemplaram 618.