Endesa desenvolve novo parque solar fotovoltaico nas instalações da Vidrala

Endesa desenvolve novo parque solar fotovoltaico nas instalações da Vidrala

Categoria Ambiente, Energia

A Endesa acabou de construir mais um parque solar fotovoltaico. Trata-se de um projeto “chave-na-mão” concebido pela Endesa, para as instalações da Vidrala Logistics (Gallo Vidro) em Garcia.

Esta Unidade de Pequena Produção (UPP) corresponde a um investimento por parte da Vidrala de cerca de 180 mil euros e irá gerar ao longo de 15 anos uma receita de aproximadamente 550 mil euros através da venda à rede elétrica, com uma tarifa garantida, de toda a electricidade produzida.

O projeto de construção e operação do novo parque fotovoltaico foi concebido pela Endesa e conta com a instalação, na cobertura do edifício, de 792 módulos fotovoltaicos de elevada performance, com uma potência total de 222 kilowattpico (kWp). Em termos ambientais, permitirá uma considerável redução de emissões de CO2 (4.500 toneladas de CO2 equivalente ao logo de 25 anos), correspondendo ao consumo anual de cerca de 100 famílias.

Esta parceria entre a Endesa e a Vidrala, através do novo parque solar fotovoltaico, resulta da visão estratégica das duas empresas por um futuro mais eficiente e sustentável.

O serviço “chave na mão” da Endesa, presente em todos projectos do seu portfolio, consiste na elaboração duma oferta personalizada, a elaboração do projecto de engenharia, a sua implementação e a respetiva monitorização (realizando a manutenção preventiva e correctiva nos primeiros anos).

A Endesa conta em Portugal, até à data, com 38 projectos de energia solar fotovoltaica contratualizados e mais de uma centena de outras tipologias de produtos e serviços, tais como: iluminação, ar comprimido, calor/frio, elevações de tensão, projectos de gás e unidades autónomas de gás, sistemas de gestão de energia, veículo e mobilidade eléctrica.