EPAL comemora 150 anos

EPAL comemora 150 anos

A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) comemora hoje 150 anos. Para assinalar esta data, realizar-se-á, pelas 18 horas, uma cerimónia no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras. São esperadas as presenças do ministro do Ambiente e do secretário de Estado do Ambiente, bem como outros importantes nomes ligados ao setor da água e ambiente.

Também esta segunda-feira, está a decorrer uma emissão filatélica dos 150 anos da fundação da Companhia das Águas de Lisboa, na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos. No decorrer desta iniciativa comemorativa, será lançado um selo postal comemorativo, em parceria com os CTT, bem como, a operação de obliteração do selo com o carimbo comemorativo de primeiro dia.

Ano de festa

Para assinalar o seu aniversário, a EPAL tem ainda um conjunto de iniciativas abertas à comunidade, até ao final do ano de 2018. O objetivo é envolver a comunidade com questões associadas à importância da água e ao seu uso eficiente, bem como com todo o seu património cultural e com a sua história.

O Museu da Água, por exemplo, tem entrada gratuita todos os fins-de-semana. Juntam-se a esta ação vários peddy paper, gratuitos, a realizar nos núcleos do Museu da Água: “Os Mistérios do Aqueduto”, no dia 22 de abril; “O Percurso Secreto”, dia 22 de maio; “À Descoberta da Arca d’Água”, no dia 5 de junho; “Do Vapor ao Museu”, dia 1 de outubro.

Também em 2018, depois do sucesso do Pátio d’Água da Avenida da Liberdade, a água ganhou rodas. Com a ajuda de uma carrinha pão de forma, o Pátio d’Água vai percorrer Lisboa, oferecendo água.

A partir de maio, a EPAL realizará também concertos gratuitos nos seus espaços museológicos: Carla Pires, 12 maio (18:30), na Mãe d’Água das Amoreiras; Sweet Nico, 16 junho (18:30), na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos; Zarco, 14 julho (18:30), na Mãe d’Água das Amoreiras; Cursed Cliff, 11 agosto (18:30), na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos; e Catarina Munhá, 15 de setembro (18:30), na Mãe d’Água das Amoreiras.