Ministro do Ambiente e da Ação Climática preside sessão de abertura do novo curso da EPAL

Ministro do Ambiente e da Ação Climática preside sessão de abertura do novo curso da EPAL

Categoria Advisor, Agenda

Esta terça-feira, dia 26 de novembro, vai decorrer, na Academia das Águas Livres, em Lisboa, a sessão de abertura do Curso Avançado em Energias Renováveis no Setor da Água promovido pela EPAL. Segundo a nota enviada à imprensa, será o ministro do Ambiente e da Ação Climática João Pedro Matos Fernandes a presidir a sessão. O evento tem início a partir das 09h00.

O novo curso da Academia das Águas Livres da EPAL, junta 10 entidades formadoras, incluindo várias Universidades e diversas instituições públicas e privadas e tem como objetivo proporcionar, de forma agregada e coerente, competências técnicas e de gestão no domínio das diversas energias renováveis, designadamente fotovoltaica, solar térmica, eólica, hídrica e biogás, a quadros licenciados, de um modo orientado para as especificidades do setor e preparando os participantes para as oportunidades da transição energética e da descarbonização do mesmo.

Este inovador programa está orientado para um contacto com as tecnologias de produção, transporte e armazenamento de energia renovável, na dimensão técnica e de gestão, focado nas oportunidades geradas pela integração do controlo operacional das instalações consumidoras de energia, na gestão de cargas e da produção de energia, na gestão de reservas de água maximizando o autoconsumo, e numa perspetiva de produção e consumo de energia, no ciclo urbano da água, que possa criar valor para as entidades gestoras e stakeholders.

Os participantes obterão um diploma emitido pela Academia das Águas Livres de um Programa Avançado que conta com a chancela de excelência do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Ciências e Tecnologia e NOVA School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, da ADENE – Agência para a Energia, da Lisboa E-Nova – Agência de Energia-Ambiente de Lisboa, da AdP Energia, da EPAL e da TÜV Rheinland.

O Curso tem uma duração 9 meses, em regime de part-time, funcionando uma semana por mês, de terça a quinta, das 9h30 às 18h30. O primeiro semestre decorre de novembro a março, com um total de 105 horas e o segundo decorre de abril a junho, com um total de 91 horas.

Foto cedida pela EPAL