ERP Portugal e LG Portugal dão palco ao lixo eletrónico através de quatro “e-Waste Talks”

ERP Portugal e LG Portugal dão palco ao lixo eletrónico através de quatro “e-Waste Talks”

A ERP Portugal e a LG Portugal voltam a dar palco aos Resíduos Elétricos e Eletrónicos, desta vez através de podcasts com as principais entidades do setor para sensibilizar e alertar os portugueses para a problemática do e-waste.

“O que se deve ou não fazer aos REEE?; “Para onde devem ser encaminhados?”; “Quais os impactos no dia-a-dia, nas empresas, nos retalhistas, no ambiente e até na carteira de cada um?. Estas são algumas das dúvidas que assolam o cidadão quando o assunto é Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. São estas perguntas que também vão estar em debate nas quatro “e-Waste Talks” conduzidas pelo apresentador e humorista César Mourão.

As e-Waste Talks, protagonizadas por um conjunto de convidados, têm como foco caracterizar o panorama nacional sobre a gestão do e-waste:

  • Rosa Monforte e Ricardo Neto, diretora-geral e presidente da ERP Portugal, respetivamente, que falam sobre o papel das Entidades Gestoras na promoção de comportamentos sustentáveis ao longo do fluxo de gestão dos REEE;
  • Hugo Jorge, marketing director da LG Portugal, com o testemunho sobre o forte compromisso da empresa com a Sustentabilidade: do global para o local;
  • Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), representante do setor do retalho e da importância do canal de distribuição como promotor de um comportamento mais correto dos cidadãos/consumidores;
  • Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), fecha o ciclo com uma perspetiva macro e holística sobre a gestão dos REEE, transmitindo uma imagem clara sobre o atual panorama do lixo eletrónico no país.

“Face ao aparente e preocupante desconhecimento da população em relação aos REEE, voltámos a unir esforços com a LG Portugal para descomplicar o tema e mobilizar os cidadãos para a sua participação ativa no processo de encaminhamento e reciclagem destes resíduos”, refere Ricardo Neto, presidente da ERP Portugal.

Já Hugo Jorge, marketing director da LG Portugal, refere que, “enquanto empresa produtora de equipamentos elétricos e eletrónicos, na LG acreditamos ser nossa responsabilidade desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico a nível global, uma missão que desenvolvemos de forma efetiva a nível nacional com a parceria e projetos que temos vindo a desenvolver com a ERP Portugal. Agora, é a vez de intensificarmos os nossos esforços em torno da educação da população para este problema, de forma a mudarmos comportamentos e gerarmos um impacto verdadeiramente positivo na gestão destes resíduos”.

Disponíveis a partir de hoje nos canais de YouTube da ERP Portugal e da LG Portugal, as “e-Waste Talks” apresentadas por César Mourão vêm, assim, dar uma nova luz sobre a forma como os cidadãos e consumidores portugueses podem lidar com o telemóvel que não tem arranjo, com as lâmpadas que se fundiram ou com a torradeira obsoleta que teimam em ficar guardados lá em casa.

No dia 26 de outubro terá lugar a 2ª edição do “e-Waste Summit – Realidade e Desafios”, evento focado na problemática da gestão dos REEE em Portugal, que reunirá diversos especialistas do setor e contará com César Mourão como anfitrião e apresentador.