ERP Portugal e Novo Verde apostam na cultura para um melhor conhecimento sobre o ambiente e a emergência climática

ERP Portugal e Novo Verde apostam na cultura para um melhor conhecimento sobre o ambiente e a emergência climática

Numa parceria continuada com a Fundação EDP e o maat, a ERP Portugal e a Novo Verde apoiam a exposição “Naturezas Visuais – A Política e a Cultura do Ambientalismo nos Séculos XX e XXI” e as “Conversas com Energia”, uma iniciativa que reúne nomes de referência e alunos do 2º ciclo ao superior. O objetivo é promover o conhecimento e o diálogo sobre os desafios da emergência climática e o primeiro convidado é Carlos Moedas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Após a exposição no maat “Earth Bits – Sentir o Planeta”, a ERP Portugal e a Novo Verde juntam-se para mais uma fase da parceria continuada com a Fundação EDP e o MAAT.  “Ambas as entidades gestoras, apostam  na cultura, como forma de aprofundar o conhecimento sobre o ambiente e a emergência climática”, pode ler-se numa nota, divulgada à imprensa.

Resultado de mais de dois anos de investigação crítica em ciência climática, práticas criativas e ecopolítica, a exposição “Naturezas Visuais” é a continuação da jornada iniciada em 2021 com a instalação Earth Bits – Sentir o Planeta. Com a informação fornecida pelas entidades gestoras de resíduos, a ERP Portugal e a Novo Verde descodificam as complexidades da ciência climática através de uma calculadora que mede a pegada de carbono provocada pelos humanos onde cada visitante pode calcular e medir o seu impacto no Planeta.

A exposição “Naturezas Visuais” será ainda palco das “Conversas com Energia”, que proporcionarão a alunos de vários quadrantes experiências únicas, entre as quais assistir a uma conjunto de aulas, ministradas por figuras publicas, intervenientes nas mais diversas áreas. Uma iniciativa da Fundação EDP e com o apoio da ERP Portugal e Novo Verde, as “Conversas com Energia” pretendem ser ações abrangentes, chegando a escolas públicas e privadas e incluindo escolas TEIP (programa destinado a Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).

Entre os oradores convidados para dar estas “aulas” estão figuras públicas de diferentes áreas de intervenção, como Carlos Moedas (presidente da Câmara Municipal de Lisboa), Júlia Seixas (Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa), Vera Pinto Pereira (presidente da Fundação EDP), Duarte Cordeiro (ministro do Ambiente e da Ação Climática), José Eduardo Martins (ex-Secretário de Estado do Ambiente) e Joana Vasconcelos (artista plástica). Este programa de conversas inicia-se já dia 28 de abril, às 16 horas com Carlos Moedas e, nesta primeira sessão estarão alunos do 11.º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, de Lisboa.