Especialistas reúnem-se no Porto em jornadas sobre resíduos

Especialistas reúnem-se no Porto em jornadas sobre resíduos

Categoria Advisor, Agenda

Os avanços na gestão de resíduos urbanos estão no centro do debate das 10ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR), organizadas pela Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), que decorrem até esta quinta-feira. No arranque dos trabalhos, no campus do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, falou aos conferencistas.

Nesta edição, constam dez intervenções, master classes e visitas técnicas. Para esta quinta-feira, estão previstas master classes, a partir das 9:15, sobre a recolha seletiva de bioresíduos, limpeza urbana e a utilidade do marketing para comunicar e sensibilizar para a temática, com a participação de três especialistas: Michele Giavini, da Italian Composting Association, Hervé Guillaume, da Association des Villes pour la Properté Urbaine, e Mário Raposo, da NOWA.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em conjunto com a Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A., abrem a tarde, preenchida por uma visita técnica ao sistema de limpeza urbana do municipío. O encontro prevê ainda uma visita organizada pela Maiambiente E.M. ao circuito de recolha porta-a-porta e outra pelo Centro de Triagem, a Central de Valorização Orgânica e a Central de Valorização Energética às unidades operacionais da LIPOR.

As 10ª JTIR focam-se em temas considerados prioritários para o setor, sobretudo no contexto na recolha de resíduos: a recolha seletiva porta-a-porta, a recolha de bioresíduos, sistemas payt, entre outros.  Estes encontros pretendem refletir, apresentar novas ideias e soluções para um crescimento positivo. Destinam-se a decisores políticos, especialistas, técnicos, investigadores, docentes, estudantes e outros os profissionais do setor do ambiente.