Esposende distinguido com Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2019

Esposende distinguido com Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2019

Categoria Águas, Ambiente

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, recebeu o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2019”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em resultado do cumprimento, no último ano de avaliação regulatória, de um conjunto apertado de critérios. São tidos em consideração “indicadores e avaliados parâmetros como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, resposta a reclamações e cobertura de gastos”, refere o município em comunicado.

A distinção tem como objetivo “identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas” e, assim, “contribuir para a melhoria dos setores”, pode ler-se no mesmo comunicado. O Selo de Qualidade foi entregue ao presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, na 14.ª Expo Conferência da Água, que está a decorrer em Lisboa.

A entrega dos selos da qualidade da água contou com a participação da secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, que transmitiu as orientações políticas do novo governo 2019-2023, destacando a “necessária e rápida adaptação às alterações climáticas, o incentivo ao combate às perdas reais de águas e à reutilização de águas residuais”.

O Município destaca que “beber água da torneira é mais barato e ecológico”, sendo a água distribuída pela empresa municipal Esposende Ambiente “100% segura”. O controlo da qualidade não se limita a análises na torneira dos utilizadores, sendo vários “os locais onde se implementam procedimentos de controlo de qualidade”, acrescenta a Autarquia. Neste âmbito destacam-se as medidas implementadas que melhoram o acesso e fomentam o consumo de água de qualidade no concelho de Esposende, como a instalação de fontes gratuitas em locais públicos.

A atribuição do Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano pode também ser entendido como o contributo que o Município de Esposende e a Esposende Ambiente dão para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, concretamente do ODS 6 – Água Potável e Saneamento, ou seja, garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável e do saneamento para todos, procurando-se aumentar a confiança dos consumidores e incentivar o consumo de água da torneira. Se a confiança na água da torneira melhorar, os cidadãos também podem contribuir para reduzir impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos de plástico de água engarrafada.

Foto cedida pelo Município de Esposende