ESTM/IPLeiria desafia jovens para o empreendedorismo ligado ao mar

ESTM/IPLeiria desafia jovens para o empreendedorismo ligado ao mar

Categoria Advisor, Formação

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria) convidou os estudantes do ensino secundário a apresentar ideias de negócio para a exploração sustentável dos recursos marinhos. A fase final desta primeira edição do concurso “Desafiamar” decorre no próximo dia 13 de abril, às 14h30, onde as 12 equipas concorrentes farão seu pitch, descrevendo a sua ideia e o seu conceito a um júri de especialistas.
O Desafiamar é um concurso de ideias de negócio em torno dos recursos marinhos, nas diferentes áreas da economia, da intervenção social e da investigação científica, dirigido aos estudantes do ensino secundário da região Oeste, e pretende suscitar nestes estudantes o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo aplicados à utilização sustentável dos recursos marinhos e marítimos.  Foram apuradas 12 ideias de negócio para o Desafiamar de equipas compostas por 50 estudantes.
O concurso decorre do projeto “Capacitar para o mar”, organizado pela ESTM/IPLeiria, em colaboração com a Fórum Estudante e a Câmara Municipal de Peniche, com o apoio da unidade de investigação do MARE/IPLeiria e Grupo de Investigação em Turismo (GITUR/IPLeiria), e é cofinanciado pelo PROMAR através do Grupo de Ação Costeira do Oeste. No âmbito do Desafiamar foram dinamizadas sessões de esclarecimento nas escolas secundárias da região Oeste, por equipas de docentes da ESTM/IPLeiria da área do turismo e das ciências e tecnologias do mar, após as quais os estudantes procederam à entrega dos trabalhos que descrevem novas formas de aproveitar e rentabilizar o património marítimo.
Os grandes objetivos associados ao Desafiamar foram a divulgação do potencial dos recursos marinhos enquanto fator de desenvolvimento económico regional e nacional, e a promoção do espírito empreendedor nos estudantes do ensino secundário da região Oeste.