ETAR da Companheira vai estar de portas abertas no dia 15 de maio

ETAR da Companheira vai estar de portas abertas no dia 15 de maio

Categoria Advisor, Agenda

No próximo dia 15 de maio vai ser possível visitar gratuitamente, entre as 10:30 e as 15:30, a recém-inaugurada Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Companheira, em Portimão, uma das maiores infraestruturas do sistema de saneamento da Águas do Algarve.

As visitas à infraestrutura têm uma duração de duas horas e trinta minutos. O número de participantes nas visitas é limitado e as inscrições devem ser realizadas no portal da Águas do Algarve.

A ETAR de Companheira está dimensionada para servir uma população de cerca de 140 mil habitantes e tratar um caudal médio de cerca de 32 metros cúbicos por dia, garantindo o abastecimento de água para consumo humano e o tratamento de águas residuais. Esta nova instalação, que se encontra integrada no Subsistema da Companheira, permite melhorar a qualidade da água na Ribeira de Boina e consequentemente do Estuário do Rio Arade.

A cerimónia de inauguração da infraestrutura, que contou com as presenças do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, realizou-se no passado dia 3 de abril. A nova ETAR da Companheira representa um investimento a rondar os 13,8 milhões de euros, cofinanciado por fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.