“Europa Verde: Rumo à neutralidade climática 2050” faz parte do ciclo de debates organizado pela CE em Portugal

“Europa Verde: Rumo à neutralidade climática 2050” faz parte do ciclo de debates organizado pela CE em Portugal

Categoria Advisor, Agenda

O ciclo de debates Europa 2021 continua com o segundo evento esta segunda-feira, dia 23 de novembro, com a videoconferência “Europa Verde: Rumo à neutralidade climática 2050”, que decorre entre as 15h00 e as 16h30, com a participação de Virginijus Sinkevičius, comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas e João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática.

De acordo com o boletim informativo da Comissão Europeia, Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, abre o evento e, após as intervenções dos oradores principais, haverá um espaço para debate e perguntas do público, sendo encerrado por Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal. O evento, cuja agenda encontra-se online, é aberto ao público sujeito a inscrições e será transmitido em direto nas contas no Facebook e no Twitter da Comissão Europeia em Portugal, podendo ser acompanhado online através dos marcadores #Europa2021 e #EUGreenDeal.

A sustentabilidade ambiental é um dos pilares estratégicos da União Europeia e a recuperação da atual crise pode ser usada como uma oportunidade para se avançar para a transição urgente e abrangente rumo à sociedade que queremos: “uma Europa mais verde, mais digital, mais resiliente e socialmente mais justa”, lê-se no mesmo boletim.

Este é o segundo evento de um ciclo de debates organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021. Este conjunto de conversas diretas com os protagonistas nacionais e europeus tem como objetivo divulgar as prioridades políticas e envolver a sociedade portuguesa na preparação da quarta Presidência Portuguesa que ocorre de janeiro a junho de 2021.

O ciclo de debates online Europa 2021 – #Europa2021 – decorre em novembro e dezembro e é dedicado às prioridades temáticas que Portugal definiu para a sua Presidência. Os próximos eventos confirmados são:

  • Europa Verde: Rumo à neutralidade climática 2050, 23 de novembro, 15h00 #EUGreenDeal
  • Europa Global: A força da nossa parceria UE-África, 30 de novembro, 14h00 #EUAfrica #EUdiplomacy
  • Europa Digital: Apostar na década da educação digital, 9 de dezembro, 14h00 #DigitalEU
  • Europa Resiliente: Promover os valores europeus na era digital: 14 de dezembro, 14h00 #EuropeanDemocracyActionPlan #RuleOfLaw