Explorer vende Gascan por 70 milhões

Explorer vende Gascan por 70 milhões

Categoria Ambiente, Energia

A Explorer Investments anunciou esta sexta-feira, 10 de março, a venda da distribuidora de gás propano Gascan à Artá Capital, uma capital de risco da espanhola da Corporación Financiera Alba, por 70 milhões de euros, avança hoje o Jornal de Negócios.

A Gascan é uma empresa portuguesa de distribuição e comercialização de gás propano canalizado, fundada em 1993. Conta actualmente com mais de 65 mil clientes em Portugal, de acordo com o comunicado divulgado pela Explorer Investments, a capital de risco portuguesa fundada em 2003, detida pelos três sócios fundadores Rodrigo Guimarães (na foto), Elizabeth Rothfield e Marco Lebre.
Segundo a capital de risco portuguesa, a venda permitiu aos investidores do Fundo Explorer II um retorno que é o triplo do capital investido na Gascan, o que faz deste o negócio com melhor rendibilidade realizado até agora pelo fundo.

A Explorer esclarece que a operação foi realizada através da Energyco, uma empresa detida pela Artá Capital, uma sociedade gestora de capital de desenvolvimento da Corporación Financiera Alba (Grupo March), que investe em empresas não cotadas da península ibérica, líderes nos respectivos sectores e com projectos de expansão que beneficiem da entrada de um sócio.