Fábrica de Azeite Gallo aposta na produção de energia renovável para autoconsumo

Fábrica de Azeite Gallo aposta na produção de energia renovável para autoconsumo

Categoria Ambiente, Energia

Dando cumprimento à sua política de sustentabilidade, a Victor Guedes, empresa que produz e comercializa o azeite Gallo, adjudicou à Vivapower Selfenergy a execução de um projeto de produção de energia renovável para autoconsumo, com o objetivo de tornar a unidade fabril em Abrantes energeticamente mais eficiente.

Com a instalação de 412 painéis fotovoltaicos na cobertura da fábrica, a central fotovoltaica tem uma potência de ligação total de 107 kWp e a capacidade para produzir 174 MWh de energia por ano para consumo próprio, o que permitirá reduzir a fatura de energia, ao diminuir a dependência de compra de energia elétrica à rede.

Com um investimento total de cerca 100 mil euros, este projeto de co-investimento (50%/50%) prevê a partilha de custos de investimento e proveitos da produção da energia durante 15 anos, período durante o qual serão partilhadas as economias energéticas totais, estimadas em mais 18 mil euros/ano.

Segundo Luís Simões, vice-presidente global de Operações, “este é um projeto estratégico para a melhoria da sustentabilidade das nossas operações. O aproveitamento do Sol, um recurso natural e inesgotável, para a produção de energia elétrica é uma das diversas medidas que temos vindo a adoptar no sentido de reduzirmos continuamente o impacto ambiental.”

O co-investimento do projeto com a Victor Guedes será assegurado pelo Programa “Grow With Energy” da Vivapower, que disponibiliza 30 milhões de euros às empresas para projetos de produção de energia e eficiência energética.