FEP recebe conferência internacional sobre energia e ambiente

FEP recebe conferência internacional sobre energia e ambiente

Categoria Agenda, Ambiente, Energia

É já nos próximos dias 2 e 3 de junho que a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) acolhe a 5ª conferência internacional ICEE – Energy and Environment: Bringing Together Economics and Engineering.

Numa nota, divulgada pela FEP, pode ler-se que este evento vai contar com oradores de renome, entre os quais Xavier Labandeira, membro do comité de peritos para a reforma do sistema fiscal espanhol e membro do painel intergovernamental sobre alterações climáticas da ONU.

A investigação de Xavier Labandeira situa-se nas fronteiras entre clima, energia e economia pública e a sua intervenção, agendada para o dia 2 junho, às 14h15, irá abordar a reforma fiscal ambiental no século XXI, em particular o caso de Espanha, que está já a aplicar as medidas do recém-criado livro branco.  Economista ligado às áreas da energia e do ambiente, Xavier Labandeira dirige um centro de investigação especializado na análise das questões energéticas, o que lhe permite analisar não só a realidade espanhola, mas também a realidade europeia e portuguesa quanto aos pressupostos da reforma fiscal ambiental.

Confirmados como keynote speakers estão ainda outras figuras internacionais de referência da ciência económica, energia e ambiente, tais como Henrik Lund, professor de Planeamento Energético na Universidade de Aalborg, na Dinamarca, e Editor Chefe da revista internacional Elsevier ENERGY, Amela Ajanovic, professora na Universidade Tecnológica de Viena (TU Wien) e Tomás Gómez, professor na Universidad Pontificia Comillas em Madrid, Espanha.

Estes especialistas irão abordar temas como as Energias Renováveis, descarbonização ou os desafios para o desenvolvimento sustentável do setor dos transportes, refere a mesma nota.

Segundo Isabel Soares, professora Emérita da FEP, “o principal objetivo do ICEE é reunir os principais académicos, cientistas, investigadores e estudiosos da ciência da energia e do ambiente para trocar conhecimentos, discutir e divulgar novos ideias para um futuro sustentável e com baixo teor de carbono”.

A conferência é organizada pela FEP, CEF.UP (Centro de Investigação em Economia e Finanças da Universidade do Porto) e pelo Centro de Investigação ALGORITMI da Escola de Engenharia, da Universidade do Minho