Fórum Global Ecomobilidade abre Semana Europeia da Mobilidade 2016

Fórum Global Ecomobilidade abre Semana Europeia da Mobilidade 2016

Categoria Advisor, Agenda

O Fórum Global Ecomobilidade vai debater sobre mobilidade urbana na abertura da Semana Europeia da Mobilidade 2016, que tem inicio no dia 16 de setembro, em Almada. Um encontro que tem como objetivo o debate e o encontro de soluções para a resolução de problemas, como, o congestionamento, a poluição do ar e sonora, o elevado consumo de energia e as emissões de CO2.

De acordo com um comunicado da autarquia, a conferência conta com a presença de dois nomes internacionais relevantes em urbanismo e ecomobilidade: Konrad Otto-Zimmermann e Gil Peñalosa, que vão apresentar soluções inovadores para responder com sucesso às problemáticas enunciadas, partilhando exemplos de diferentes cidades do mundo. A abertura é feita pelo secretário de estado adjunto e do ambiente, José Mendes. 

Também nesta conferência, será assinado o manifesto “Menos um Carro” que marca o alargamento da iniciativa além da cidade de Lisboa. Um projeto que vai ser apresentado pelo presidente do conselho diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta. Através deste pretende-se sensibilizar e motivar os cidadãos a repensar a forma como olham o transporte público, a bicicleta e o veículo privado.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Almada, Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, Câmara Municipal de Lisboa e EcoMobility Alliance.