Funchal define projeto de prevenção de fogos florestais

Funchal define projeto de prevenção de fogos florestais

Categoria Ambiente, Florestas

A Câmara Municipal do Funchal vai adquirir uma viatura pesada de combate a incêndios para operar no Parque Ecológico, no âmbito de um projeto de prevenção orçado em 600 mil euros, segundo informou o presidente da autarquia. “Esta é mais uma medida de prevenção entre diversas outras que temos materializado ao longo do ano, desde logo com a limpeza das infestantes, ou ainda com a plantação e reflorestação do parque”, disse Paulo Cafôfo, lembrando que a área, localizada nas montanhas sobranceiras à cidade, foi fustigada “diversas vezes” por incêndios nos últimos anos.

O presidente da Câmara do Funchal deslocou-se ontem ao Parque Ecológico do Funchal para assistir ao começo de uma formação em combate a fogos florestais, orientada pelo Serviço Regional de Proteção Civil para os 16 colaboradores permanentes do parque.

A formação decorre durante esta semana e envolve novos equipamentos individuais e ferramentas de trabalho recém-adquiridas, no âmbito de um investimento de 600 mil euros, cofinanciado ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM), que prevê também a aquisição de uma viatura pesada todo o terreno com grua e ‘kit’ de combate a incêndios.

“A preocupação da autarquia com o Parque Ecológico é constante”, salientou Paulo Cafôfo, sublinhando que o projeto tem “impactos ambientais” e “impactos ao nível segurança da cidade”. O autarca destacou, por outro lado, o programa de reflorestação da área em curso, orçado em 1,4 milhões de euros, que implica a retirada de infestantes e a plantação de cerca de 288 mil plantas no total.

“Estão também a ser reabilitados 13 quilómetros de trilhos, com a respetiva sinalética, que virão incrementar a qualidade dos acessos dentro do parque e permitir que se possa desfrutar deste espaço com ainda mais excelência”, realçou.