Fundo Ambiental apoia juntas de freguesia com um milhão de euros para iniciativas de Economia Circular

Fundo Ambiental apoia juntas de freguesia com um milhão de euros para iniciativas de Economia Circular

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, estará esta quinta-feira, dia 8 de março, no Ministério do Ambiente, às 17h30 horas, para presidir à Cerimónia de Apresentação do JUNTar. O Fundo Ambiental irá apoiar, com um milhão de euros, as Juntas de Freguesia no desenvolvimento e consolidação de soluções locais que valorizem a poupança de recursos materiais, como o uso partilhado e colaborativo, a reparação e a remanufatura, o incentivo à produção e ao consumo local ou a reciclagem com valor acrescentado.

Como o modo de produção e de consumo têm impactos importantes no meio ambiente, as iniciativas a promover pelas Juntas de Freguesia poderão ter um forte contributo para a sensibilização e consciencialização da comunidade para a Economia Circular, refere a nota do ministério.

O objetivo da sessão é apresentar o aviso JUNTAr, financiado pelo Fundo Ambiental, e partilhar bons exemplos do envolvimento das comunidades locais em projetos de Economia Circular de proximidade.

Em parceria com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), esta é a segunda sessão de apresentação do aviso JUNTAr, tendo a primeira ocorrido em Vila Real, no passado dia 24 de fevereiro.