Galardão Eco-Freguesias XXI 2021 distingue as freguesias mais sustentáveis de Portugal

Galardão Eco-Freguesias XXI 2021 distingue as freguesias mais sustentáveis de Portugal

Categoria Advisor, Agenda

Esta segunda-feira, dia 21 de junho, serão conhecidas as freguesias mais sustentáveis de Portugal, que participam no Eco-Freguesias XXI e que irão receber a Bandeira Verde, símbolo da sustentabilidade do território, lê-se num comunicado.

O Galardão Eco-Freguesias XXI 2021, decorre no Teatro-Cine de Pombal com a presença de cerca de uma centena de participantes.

A cerimónia, organizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o apoio do Município de Pombal, contará com a presença na sessão de abertura de Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, e Jorge Amador, membro executivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), para além de Francisco Teixeira, em representação da APA, de José Archer, presidente da ABAE, e de Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal d Pombal.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes marcará presença na sessão de encerramento, por videoconferência.

O evento, decorrerá em formato presencial e online, podendo ser acompanhada Youtube ABAE.

93 freguesias galardoadas com a Bandeira Verde, 13 com galardão de ouro

O ano de 2021 foi marcado por registar a maior taxa de participação e a maior taxa de concretização do Programa Eco-Freguesias XXI.

Das 111 freguesias candidatas, 93 foram galardoadas com a Bandeira Verde 2021, destacando-se 13 que obtiveram a distinção de ouro.

Esta 3.ª edição do Programa Eco-Freguesias XXI contou com 136 as freguesias a manifestar a intenção de apresentar candidatura, das quais 111 (81,6%) formalizaram a respetiva candidatura. As freguesias candidatas à 3.ª edição do Programa localizam-se em 46 municípios, com maior predominância em Guimarães (29), Pombal (13) e Lisboa (5).

Pombal destaca-se como o município com 100% de adesão nesta edição, dado que todas as suas freguesias participaram no programa.

Esta 3.ª edição contou com mais 25 freguesias do que na edição anterior, tendo sido atribuídas mais 41 bandeiras verdes do que na última edição. A taxa de concretização passou de 60,5% em 2019 para 83,8% em 2021.

A atribuição deste galardão baseia-se num conjunto de indicadores de sustentabilidade nas áreas ambiental, e socioeconómica. Assinala sobretudo o compromisso e empenho das freguesias em trabalhar em prol de um território e comunidades mais sustentáveis.