Gas Natural Fenosa com projetos de eficiência energética para a indústria portuguesa

Gas Natural Fenosa com projetos de eficiência energética para a indústria portuguesa

Categoria Ambiente, Energia

A Gas Natural Fenosa (GNF) foi uma das entidades selecionadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de Portugal (ERSE) para o desenvolvimento de um projeto de melhoria da eficiência energética no setor industrial. O programa conta com um apoio financeiro de 500 mil euros.

A proposta apresentada pela GNF prevê a renovação anual de 20 mil lâmpadas por outras soluções mais económicas, com o objetivo de melhorar a eficiência das instalações industriais portuguesas ao longo dos próximos dois anos. A medida tem um potencial de poupança energética, para as entidades beneficiadas, na
ordem dos 70%.

O projeto foi aprovado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), promovido pela ERSE pela sexta vez consecutiva, cujo objetivo passa por apoiar financeiramente iniciativas que
promovam a eficiência e reduzam o consumo energético em diferentes segmentos do mercado português.

A edição do PPEC 2017-2018, com uma dotação orçamental de 23 milhões de euros, aprovou 75 medidas que a ser implementadas por 33 promotores.

A GNF é um grupo multinacional presente em mais de 30 países e com mais de 23 milhões de clientes. Em Portugal, a GNF atua no mercado de comercialização de gás e eletricidade, através das filiais Gás Natural Serviços e Gás Natural Comercializadora. A empresa mantém a sua posição de segundo operador de gás do país, com uma quota de mercado superior a 15%, sendo o primeiro operador estrangeiro. No mercado industrial, onde se centra a sua atividade, a quota é superior a 17%.