Gasolina e gasóleo têm vindo a ficar cada vez mais caros nos últimos anos

Gasolina e gasóleo têm vindo a ficar cada vez mais caros nos últimos anos

Categoria Ambiente, Energia

Todas as semanas, os consumidores portugueses ficam na expetativa de ver o que vai acontecer ao preço dos combustíveis. Por vezes, as notícias são mais animadoras e mostram uma baixa de preços nos postos de combustíveis, mas nem sempre isso acontece, refere o Jornal i.

Em Portugal, em 2010, muitos alertavam para os preços que estavam a ser praticados nos últimos anos no país e que eram muito superiores ao resto da Europa, apesar de, os salários nacionais serem, em média, inferiores.

De acordo com os dados da Direção-Geral de Energia do Ministério da Economia, em 2008, em média, o preço da gasolina 95 no nosso país era superior ao preço médio da União Europeia em cerca de 32%.

Ainda assim, o pior estava ainda para vir, visto que os aumentos continuaram. De 2008 para os primeiros meses de 2010, já várias diferenças podiam ser apontadas, nomeadamente o facto de a diferença percentual da preços ter subido em 84%.

Em relação ao gasóleo, a situação até foi mais grave. Em 2008, em média, o preço do gasóleo em Portugal era superior ao da União Europeia em 2,9% mas também nesta matéria os preços aumentaram de tal forma que, entre 2008 e 2010, a diferença percentual de preços entre Portugal e a União Europeia já tinha subido para 165,5%.

Olhando também para a base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que mostra que, em 2010, um litro de gasolina 95 custava 0,87 euros. Em 2014, esse mesmo litro custava já 1,43 euros. Também no caso do gasóleo se registaram fortes aumentos: em 2000, o litro custava 0,68 euros; em 2014 já se fixava nos 1,30 euros.