GEOTA dinamiza percurso ambiental para descobrir a zona costeira de Vila Nova de Milfontes

GEOTA dinamiza percurso ambiental para descobrir a zona costeira de Vila Nova de Milfontes

Categoria Advisor, Agenda, Iniciativas

Este fim de semana, 15 de maio, vai ocorrer uma ação ambiental Coastwatch na zona costeira de Vila Nova de Milfontes, numa parceria entre o projeto Coastwatch Portugal, coordenado pelo GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), e o Município de Odemira, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2022. O percurso ambiental, dirigido a todas as pessoas, terá lugar no próximo domingo durante a manhã, e o ponto de encontro será na Barbacã.

“A parceria com o Município de Odemira é uma excelente oportunidade para dinamizarmos a região, incentivando a comunidade a conhecer e a preservar o património natural, através de uma ação de monitorização ambiental, educação ambiental para a sustentabilidade e ciência cidadã. Convidamos todas as pessoas a percorrer a pé a zona costeira de Vila Nova de Milfontes e, com os materiais do projeto, a observar e registar informações sobre os animais, as algas, as plantas marinhas, a zonação costeira, a poluição, riscos e ameaças e recolher lixo”, explica Carla Pacheco, da equipa Coastwatch Portugal, do GEOTA, citada numa nota.

Para as ações dinamizadas, cujos objetivos são levar a comunidade a descobrir e a proteger as zonas costeiras do país, o projeto Coastwatch Portugal utiliza questionários Coastwatch adaptados às várias faixas etárias ou a App GEOTA, fitas colorimétricas de nitritos e nitratos e fichas informativas de biodiversidade, promovendo o registo e análise de informações ambientais e incentivando, também, a recolha de lixo marinho, refere a mesma nota.

A coordenação do projeto europeu Coastwatch, em Portugal, é realizada há 32 anos pela Organização Não-Governamental de Ambiente GEOTA com o apoio voluntário de escolas, associações, escuteiros, ONG’s, municípios, organismos do Estado, entre outras entidades, algumas das quais são coordenadores regionais do Projeto Coastwatch Portugal, e cidadãos de todo o país.

As inscrições para a Coastwatch estão abertas até dia 12 de maio.