GME promove formações sobre eficiência energética

GME promove formações sobre eficiência energética

Categoria Advisor, Formação

A medida Gestores Municipais de Energia (GME), promovida pela ADENE em parceria com a Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE), implementou um plano nacional de formação dedicado a técnicos municipais, para reforçar a aquisição de conhecimentos e competências no uso eficiente da energia elétrica.

Neste contexto, a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (Enerarea), realizou duas ações de formação, com o intuito de educar para a eficiência energética um total de 45 técnicos dos 16 municípios da sua área de atuação, e ainda, de Viseu.

A primeira formação aconteceu a 31 de outubro em Celorico da Beira, e a segunda, no passado dia 7 de novembro, em Belmonte.

Foram abordados temas como o programa de eficiência da administração pública, uma introdução à energia, a caracterização elétrica das instalações, sobre o sistema de certificação energética e qualidade do ar interior em edifícios, e ainda sobre a energia solar, sobre auditorias energéticas e sobre o Plano de Ação para a Eficiência Energética.

Uma ação que resulta da medida aprovada no âmbito do PPEC 2013-2014 “Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica” – criado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que tem como objetivo, apoiar financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade nos diferentes segmentos de consumidores.