Grande Prémio Mundial da Água Rei Hassan II concedido à OCDE no 8º Fórum Mundial da Água

Grande Prémio Mundial da Água Rei Hassan II concedido à OCDE no 8º Fórum Mundial da Água

Categoria Águas, Ambiente

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) foi premiada no 6º Grande Prémio Mundial da Água Rei Hassan II pelo Governo do Marrocos e o Conselho Mundial da Água no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília. Este prémio, uma das maiores distinções no setor da água, reconhece a excelência em “cooperação e gestão no desenvolvimento e uso de recursos hídricos”, atribuindo à OCDE uma contribuição de 100 mil dólares (cerca de 90 mil euros) além do prémio.

Durante a cerimónia de abertura do 8º Fórum Mundial da Água, a decorrer em Brasília, a capital do Brasil, Angel Gurria, Secretário-geral da organização vencedora, descreveu a atribuição deste prémio como uma grande honra. Este responsável destacou ainda os problemas de água que o mundo continua enfrentando: “Mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo vivem em países com elevada pressão hídrica, e existem outros desafios que nem sequer fazem manchete e são devastadores. Um exemplo são os milhões de meninas e raparigas que são impedidas de ir à escola, pelo simples facto destas não haver casas de banho. Precisamos de tornar estas estatísticas chocantes algo do passado.”

A OCDE, com sede em Paris, França, foi reconhecida pelo seu trabalho ao destacar a segurança hídrica como uma questão crucial, garantir uma maior visibilidade global para uma ampla gama de questões relacionadas com o tema e fornecendo orientação política sobre segurança hídrica tanto para membros da OCDE quanto para países não-pertencentes à OCDE.

Na sua 6ª edição, o Grande Prémio Mundial da Água Rei Hassan II é uma ferramenta política de notoriedade e prestígio mundial, criada conjuntamente pelo Reino de Marrocos e pelo Conselho Mundial da Água para prestar homenagem a Sua Majestade, o falecido Rei Hassan II. O prémio é concedido a cada três anos no Fórum Mundial da Água por um júri internacional. Este ano, o júri foi liderado por Charafat Afailal El Yedri, Secretária de Estado do Ministério Marroquino de Equipamentos, Transportes, Logística e Água. O prémio funciona sob o tema geral de “Cooperação e solidariedade nos domínios da gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos”. A 6ª edição foca em recompensar candidatos que trabalham especificamente para uma “maior solidariedade e inclusão a fim de garantir segurança da água e justiça climática”.

A atribuição da 6ª edição do Grande Prémio do Rei Hassan II é uma das inúmeras atividades e apresentações importantes que estão atualmente a decorrer no 8º Fórum Mundial da Água. Fundado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial da Água representa um ponto de encontro internacional para discutir problemas relacionados com a água e encontrar soluções para os problemas hídricos mais urgentes do mundo. O Fórum Mundial da Água realiza-se entre os dias 18 e 23 de março de 2018, sob o abrangente tema “Compartilhando Água”, à luz do papel da água na união das comunidades e na remoção das barreiras. O Conselho Mundial da Água convida a todos para se juntar ao maior evento relacionado com a água do mundo, reunindo chefes de estado, ministros, tomadores de decisão de alto nível, especialistas em água e profissionais, autoridades locais, sociedade civil e académicos. O Fórum Mundial da Água coloca a água no cerne do desenvolvimento global e convida os cidadãos a agir para garantir um futuro sustentável.