Green Innovation Group apresenta solução que promove sustentabilidade empresarial

Green Innovation Group apresenta solução que promove sustentabilidade empresarial

Categoria Advisor, Empresas

O Green Innovation Group A/S, organização dinamarquesa fundada em 2015 que detém o Greentech Challenge e o 7 Seas Summit, lança o Bifrost, o primeiro serviço de scouting de inovação focado em “encontrar inovações de alto impacto para acelerar a transição dos negócios atuais para soluções cada vez mais sustentáveis”, explica a empresa em comunicado. Com mais de 4.700 inovações de impacto analisadas e mais de 110 investidores, a equipa está a fazer atualmente um seguimento a cerca de mil e conta já com 205 matches com empresas e organizações.

De acordo as Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) vão representar uma oportunidade para o setor privado de doze milhões de biliões de euros. A solução facilita, desta forma, o diálogo entre quem desenvolve tecnologia  de impacto e as organizações que querem liderar na inovação focada na sustentabilidade.

Além de diminuir o tempo médio de investigação e desenvolvimento na implementação de inovações no setor da sustentabilidade – estimado entre cinco a dez anos -, o Bifrost pretende também ajudar as organizações a encontrar as “melhores inovações para cada realidade”. Para atingir estes objetivos, o projeto conta já com mais de mil especialistas ao nível global que estão constantemente em busca de “novas e inovadoras soluções para negócios que querem crescer ao mesmo tempo que enfrentam os desafios globais”.

Tendo em conta as diferentes necessidades, o Bifrost apresenta três tipos de serviços:

  • Scouting as a Service – através de um algoritmo desenvolvido pela equipa do Bifrost, é hoje possível garantir um match perfeito entre os desafios das empresas e organizações públicas e privadas e as mais variadas inovações existentes no mercado. Quando é feito o matching, os especialistas analisam cada inovação – como o crescimento financeiro, tamanho da equipa, estado do produto/serviço – de forma a ir ao encontro do que as empresas procuram, sendo que algumas procuram inovações em fase inicial e outras já requerem inovações em fase mais avançada.
  • Horizon Scan – o Bifrost traça o perfil do futuro do setor, identificando o problema do cliente e oferecendo uma solução personalizada: faz uma análise do ecossistema ou um desafio específico relacionado com sustentabilidade (IA, IoT, Blockchain, Economia Circular, Ocean Tech, etc) e apresenta 10 casos de inovação. Até à data foram realizadas já duas análises: “O ecossistema dinamarquês para startups de energia “verde” e tecnologia ambiental”, a pedido do Ministério de Negócios Dinamarquês e “Tecnologias oceânicas para um mundo melhor” para a fundação dinamarquesa Velux em que foi analisado o futuro do oceano e quais são as inovações que podem fazer a diferença.
  • 360° Innovation – que ao contrário da Horizon Scan, não é uma análise, mas sim uma apresentação de várias soluções para um determinado problema. Aqui o desafio é inicialmente apresentado pelo cliente e a equipa do Bifrost faz a ponte com as melhores inovações de impacto para implementar no respectivo negócio além de desenhar o percurso para a integração do primeiro projeto piloto.

As equipas de especialistas do Bifrost geram a melhor correspondência entre as organizações e os seus desafios face às inovações, com as melhores soluções/inovações sustentáveis que existem disponíveis no mercado. Através de uma constante pesquisa e procura de milhares de casos, é possível ao Bifrost encontrar a melhor tecnologia sustentável, que permite ao seu negócio ficar à frente da concorrência.

Os cofundadores do Green Innovation Group A/S, Frederik van Deurs e Martin A. Petersen, decidiram desenvolver esta solução após quatro anos a dinamizar eventos de aceleração de startups verdes em várias cidades da Europa e até em capitais mundiais como São Paulo e Xangai.  Martin afirma que “criamos esta solução porque não encontrámos nenhuma que assegurasse a transição das empresas e organizações para uma lógica baseada na sustentabilidade. O Bifrost foi tornando-se uma necessidade à medida que íamos conhecendo cada vez mais organizações e os seus desafios quando falamos de inovação sustentável”.

O nome desta solução foi inspirado na mitologia nórdica, onde a Bifrost é a ponte que estabelece a ligação entre os vários mundos, incluindo a ligação entre o mundo dos deuses, Asgard, e a Terra, Midgard. Tal como na mitologia nórdica, esta solução tem como objetivo acelerar a viagem entre dois pontos distintos.