Grupo Bimbo une-se à RE100 e compromete-se a ser 100% renovável até 2025

Grupo Bimbo une-se à RE100 e compromete-se a ser 100% renovável até 2025

Categoria Advisor, Empresas

O Grupo Bimbo anunciou o seu compromisso em utilizar energia elétrica 100% renovável a nível global até 2025, tornando-se a primeira empresa do México e da América Latina a aderir à RE100. Uma iniciativa global, em colaboração com a The Climate Group e a CDP, em que as empresas mais importantes do mundo se comprometem ao uso de energia elétrica 100% procedente de fontes renováveis.

O anúncio foi feito durante o The Climate Week Nova York, onde o Grupo Bimbo se comprometeu a
abastecer-se de energia limpa nos 32 países onde opera, através de um ou vários esquemas de soluções
energéticas, tais como: Power Purchase Agreements (PPA), compra de certificados de Energia Renováveis (REC ou GO), investimento para geração distribuída e compra de energia limpa direta, entre outros.

“Comprometermos-nos a transformar a nossa operação em 100% renovável é um passo muito importante para construir uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana. Com operações em 32 países, este é um desafio que assumimos com clara convicção e responsabilidade de forma a contribuir para um planeta melhor, a pensar nas gerações presentes e futuras”, comenta Daniel Servitje, presidente e diretor geral do Grupo Bimbo.

“Como empresa global, temos o firme compromisso de trabalhar todos os dias com um elevado sentido de responsabilidade ambiental. Esta iniciativa faz parte da nossa estratégia de energia renovável, que iniciámos em 2012 com a inauguração do parque eólico Piedra Larga e consolida-se com este importante compromisso global”, acrescenta Jorge Zárate, diretor global de Operações do Grupo Bimbo e líder da iniciativa ambiental da empresa. “Hoje somos a primeira empresa no México e também na América Latina a unir-se à RE100. Esperamos que no futuro sejamos muitas mais empresas da região a unir-se a este grande projeto recorrendo a fontes limpas”, conclui o responsável.

O parque Eólico Piedra Larga no México fornece energia elétrica a fábricas e a alguns dos escritórios no país. Este ano, foi inaugurado também no México a “Bimbo Solar”, com diversos sistemas sob o esquema de geração distribuída através de painéis solares. No passado mês de abril a empresa anunciou que em 2019 será 75% renovável a nível mundial, depois de assinar um acordo para um parque eólico de 100 MW, que irá transformar a operação dos Estados Unidos em 100% renovável, alcançando no total, uma redução de 440.000 de toneladas de CO2 por ano globalmente. Estas iniciativas juntam-se a outras que já se encontram em funcionamento em países como a Colômbia ou Espanha.

Com a adesão do Grupo Bimbo à RE100, a empresa reforça uma vez mais o seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade, entendendo o seu papel como agente de mudança para criar valor a longo prazo, com ações e políticas orientadas a proteger o planeta e o bem-estar das pessoas.

“Este é um começo emocionante para a RE100, uma vez que incorporámos membros de novas geografias como o México e a América Latina. Felicitamos o Grupo Bimbo pela sua liderança na procura de soluções de energia renovável para cada um dos seus países e esperamos incentivar muitas mais empresas a participar” afirmou Mike Peirce, diretor de Alianças Corporativas do The Climate Group.

A estratégia de sustentabilidade do Grupo Bimbo centra os seus esforços em quatro linhas de ação
relacionadas com o cuidado do meio ambiente: redução da pegada de carbono, redução da pegada hídrica, gestão de resíduos e capital natural. Para mais informações sobre as iniciativas de sustentabilidade do Grupo Bimbo, visite: www.grupobimbo.com/es/sustentabilidad.