Grupo Carmona assume-se como um dos principais players na gestão de resíduos

Grupo Carmona assume-se como um dos principais players na gestão de resíduos

O grupo conta com duas empresas e um parque industrial em Azeitão, detendo ainda uma Estação de Armazenamento de Resíduos Perigosos e Não Perigosos no Barreiro.

Em 1976 nasceu como empresa orientada para a recolha e tratamento de óleos usados na região de Setúbal, sendo pioneira na década 80 na procura de processos e tecnologias ambientais, e implementando uma nova unidade de tratamento de óleos usados em Azeitão. A partir dos anos 90, o serviços Carmona passam a cobrir todo o território nacional mas é em 2002 que a empresa dá o grande “salto” passando a posicionar-se como grupo e um dos principais players no setor da gestão de resíduos. Nessa altura, fruto de uma reestruturação acionista, criam-se então as empresas Carmona – Sociedade de Limpeza e Tratamento de Combustíveis S.A. e Carmona – Gestão Global de Resíduos Perigosos S.A.. Além disso, o grupo conta com um parque industrial de 46.500 m2 em Azeitão e detém uma Estação de Armazenamento de Resíduos Perigosos e Não Perigosos, no Barreiro. Mais recentemente, adquiriu e licenciou duas instalações de armazenagem de resíduos em São Bartolomeu de Messines e em Beja. Já no final de 2016, adquiriu parte do capital da José Maria Ferreira & Filhos. Do grupo Carmona ainda faz parte a Ecolavados, sediada na Colômbia, e cuja atividade principal é o tratamento de águas.

Para os próximos anos, o grupo prevê deslocalizar a sua unidade de produção de Azeitão para instalações que estão agora em fase de construção na Mitrena (Setúbal), “uma importante decisão de estratégia e investimento para fazer face ao futuro do grupo bem como das necessidades do mercado”, sublinha XXX.

O grupo disponibiliza assim uma série de serviços que passam pela valorização e eliminação de resíduos de diversos setores industriais, manutenção e limpeza industrial, hidroaspiração e desentupimento, gestão ambiental para o setor automóvel, reparação ambiental (sinistros/derrames), tratamento de resíduos de hidrocarbonetos, regeneração e purificação de solventes, consultoria ambiental, máquinas de limpeza de equipamentos e peças, gestão de resíduos marítimos, e ainda lavagem de cisternas e viaturas pesadas, lavagem de embalagens (cubas e tambores) e produção e venda de fuel para aquecimento.

O responsável sublinha que o Grupo Carmona se diferencia ainda pela “capacidade de criação de soluções à medida do cliente” bem como pela “produção própria de soluções ambientais para cliente”.

Este artigo foi publicado na Edição 77 da Ambiente Magazine.