Hotel Lasala Plaza de San Sebastián melhora eficiência energética com a Schneider Electric

Hotel Lasala Plaza de San Sebastián melhora eficiência energética com a Schneider Electric

Categoria Advisor, Empresas

O hotel Lasala Plaza, situado junto à baía de San Sebastián, recorreu às soluções da Schneider Electric para dotar as suas instalações de inteligência, oferecendo “um maior conforto aos seus clientes, ao mesmo tempo que melhorou o controlo, a eficiência e a eficácia do hotel”, refere a empresa num comunicado.

Inaugurado em julho de 2018, o Lasala Plaza é um hotel de quatro estrelas, localizado num edifício datado de 1917, totalmente reformulado, mas que respeita o estilo neoclássico francês da sua fachada. “Conscientes de que hoje em dia, apostar e investir em eficiência energética é uma obrigação para um alojamento com padrões superiores”, os responsáveis do hotel Lasala Plaza tomaram a decisão de trabalhar com as empresas Irulazu e Domonext, parceiros EcoXpert da Schneider Electric, com o “objetivo de ter o controlo completo da instalação elétrica e sistema AVAC do hotel”, lê-se no comunicado. Desta forma, segundo a empresa, foi possível “controlar a presença em cada quarto e aumentar a eficiência energética do edifício”. Além disso, quer os quartos como as zonas comuns estão “dotadas de iluminação pré-configurada que acrescenta um conforto extra para os clientes”.

As soluções da Schneider Electric incluem uma combinação de equipamentos conectados e tecnologia KNX. Nos quartos, os hóspedes vêm assegurado o seu conforto mediante os controlos KNX para iluminação, TV, climatização e reaproveitamento do ar, que lhes permite ajustar de forma manual o ambiente do espaço.

Além do conforto proporcionado, a solução da Schneider Electric melhora a eficiência energética e a eficácia da gestão dos quartos. Os sensores de porta permitem gerir as presenças sem a necessidade de recorrer à instalação de leitores de cartões, e permitem indicar às equipas de limpeza se o quarto está livre ou não mediante uma interface gráfica. A climatização e a renovação do ar desligam-se automaticamente sempre que se abre uma janela.

Nas zonas comuns, como corredores, bar, receção, lobby e terraço também é possível controlar a iluminação e a renovação do ar graças à instalação de sensores que ficam ativos segundo o horário estabelecido. Além disso, através de uma aplicação, os responsáveis do hotel podem controlar as instalações de forma remota através de um smartphone. A partir das soluções da Schneider Electric, o hotel Lasala Plaza, beneficia do controlo e gestão de todo a sua instalação elétrica desde um único dispositivo, centralizando as taxas de ocupação e a limpeza dos quartos tudo na mesma plataforma, e controlando a iluminação de todo o edifício para melhorar o conforto dos seus clientes.

Todas as transformações feitas permitiram “melhorar a eficiência energética do hotel em cerca de 30%”, refere o comunicado.

Num futuro próximo irá ser implementada a solução de otimização EcoStruxure Building Advisor, que permite detetar e diagnosticar possíveis falhas dos sistemas de forma automatizada.

“As soluções a Schneider Electric fazem parte de um antes e um depois do modelo de gestão e manutenção de hotéis, e ajudam-nos a obter uma visão geral de como está o hotel a partir de um smartphone. Se os quartos estão ocupados, se as luzes estão acesas, se o controlo da temperatura é o adequado para a ocasião, e muito mais. Isto resulta em conforto e, sobretudo, em eficiência energética e eficácia no que toca à gestão do hotel”, afirma Mikel Zaldua, diretor do Hotel Lasala Plaza.